Análise

Como investir em cobre

Publicado em:  18 junho 2024
Tempo estimado de leitura: ##TIME## min.

Partilhe este artigo

A transição energética precisa de cada vez mais cobre. Saiba como investir neste metal.

Algumas estimativas apontam para a necessidade de extrair tanto cobre como o que já foi extraído até hoje. Outros dados referem que a abertura de novas minas está a decorrer a um ritmo decrescente. As jazidas mais fáceis de explorar, já o são. Além disso, a exploração mineira levanta problemas ecológicos. Pela positiva, há sempre a possibilidade de recuperar metal graças à reciclagem. Seja como for, o preço do cobre sobe 21% desde o início do ano e superou os 10 000 dólares por tonelada.

Metal muito cíclico

Nos últimos 20 anos, o cobre registou quedas substanciais na altura da crise financeira (2008), quando eclodiram problemas com a dívida soberana europeia e novamente na altura da pandemia. Sendo um metal utilizado em diversas indústrias é muito sensível aos ciclos, ou seja, ao ritmo de crescimento das economias. 

Em abril, o Banco Mundial divulgou previsões de preços do cobre: 8900 dólares para 2024 e 8800 dólares para 2025. São estimativas aquém dos valores atuais, mas assentam no pressuposto de um aumento modesto da procura de cobre este ano. Isto porque se antevê um crescimento igualmente modesto do PIB global e o prolongamento dos problemas no setor imobiliário da China.

E o futuro?

A par da utilização habitual, o cobre é necessário em quantidades cada vez maiores para a transição energética, em especial nas infraestruturas da rede elétrica, veículos elétricos e painéis solares. 

É o receio de uma forte escassez nos próximos anos que pode impulsionar mais o preço do cobre e à margem dos fatores cíclicos.

Porém, projetar uma abissal escassez de cobre nos próximos 10 ou 20 anos será pouco correto porque a inovação tecnológica vai mudando as regras do jogo. 

Neste momento, o cobre é o material que, em termos de condutividade e disponibilidade, é a melhor solução no mercado, mas perante uma grande escassez é inevitável que surjam materiais substitutos.

Conselho

Em suma, ganhar exposição ao cobre pode ser apetecível nos próximos anos (médio prazo), mas dadas as características cíclicas do mercado e os valores já elevados da cotação, o risco de perda é bastante elevado. 

Não se trata de um desejável investimento a longo prazo, nem é adequado para todos os investidores, mas, se estiver mesmo disposto a especular, dispõe do WisdomTree Copper. Este produto é idêntico aos ETF e reflete o valor do cobre através do investimento em produtos financeiros derivados.

WisdomTree Copper

  • Código ISIN: GB00B15KXQ89
  • Cotação: 41,98 USD - em Londres
  • Rentabilidade média 5 anos: 11,8%
  • Rentabilidade média 3 anos: 4,1%
  • Variação em 2024: 22,8%
 

O conteúdo deste artigo pode ser reproduzido para fins não-comerciais com o consentimento expresso da DECO PROteste, com indicação da fonte e ligação para esta página. Ver Termos e Condições.