Análise

Vale a pena comprar um ETF de telecomunicações?

Publicado em:  13 maio 2024
Tempo estimado de leitura: ##TIME## min.

Partilhe este artigo

Conheça os motivos que levaram os ETF de telecomunicações a ganhar mais de 40% num ano. Serão uma boa aposta?

Os ETF de telecomunicações com melhores resultados baseiam-se no índice de MSCI World Communication Services. Trata-se de um índice que sofreu consideráveis mudanças ao longo dos últimos anos. As telecomunicações deram lugar a um conceito de comunicações em geral.

As tradicionais operadoras de telecomunicações representam agora apenas 18% do índice, enquanto os Media e Serviços Interativos valem 60% (isto é, empresas como a Meta Platforms, Alphabet - Google) e os Filmes e Entretenimento pesam 12% (exemplos: Netflix, Disney).

Esta viragem para as comunicações, num sentido mais lato, também implicou uma maior hegemonia dos Estados Unidos. Só as empresas norte-americanas pesam 83%.

Alto desempenho

Uma definição mais abrangente das comunicações tem várias implicações. É um pouco mais sensível aos ciclos económicos, mas possui taxas de crescimento mais elevadas do que um índice centrado apenas em operadoras de telecomunicações. Uma característica que se reflete nos resultados. O índice de comunicações geral valorizou 9,4% por ano nos últimos cinco anos, enquanto as telecomunicações, propriamente ditas, ficaram por apenas 2,6%.

Alta concentração

Os dois ETF, SPDR MSCI World Communication Services (IE00BYTRRG40) e Xtrackers MSCI World Communication Services (IE00BM67HR47), obtiveram ótimos resultados: um ganho médio de 10,8% ao ano nos últimos cinco anos e atingem uma valorização de 43% nos últimos doze meses.

No entanto, só a Alphabet e a Meta Platforms pesam 60% na carteira! Apesar de serem ETF estão altamente concentrados apenas nestas duas empresas.

Estes dois gigantes atingiram níveis de valorização elevados face às perspetivas de lucros e não estão, por isso, particularmente atrativos para investir. São ações cujo nosso conselho atual é manter.

E a Europa?

A versão europeia do índice, o MSCI Europe Communication Services, ainda dá destaque aos operadores de telecomunicações, que representam 69% devido à falta de grandes players na Internet. Porém, o setor mais tradicional das telecomunicações não é interessante devido às fracas perspetivas de crescimento.

Conselho

Em suma, o investimento no setor das comunicações não será a opção mais interessante. O subsetor das telecomunicações possui fracas perspetivas de crescimento. Poderá optar por um ETF de comunicações globais, mas é quase equivalente a comprar diretamente ações da Meta e da Alphabet. Não são empresas cuja cotação esteja particularmente atrativas e terá uma fraca diversificação. Não recomendamos.

O conteúdo deste artigo pode ser reproduzido para fins não-comerciais com o consentimento expresso da DECO PROteste, com indicação da fonte e ligação para esta página. Ver Termos e Condições.