- Investimentos
- Mercados e Moedas
- As 4 vantagens de ter uma carteira de investimentos virtual

Rui
Ribeiro
Especialista em Corporate Governance pelo ISCTE.
Analista financeiro independente registado na CMVM.
Licenciado em Economia pelo ISEG.
As 4 vantagens de ter uma carteira de investimentos virtual
Há 9 meses - 19 de novembro de 2021
Rui
Ribeiro
Especialista em Corporate Governance pelo ISCTE.
Analista financeiro independente registado na CMVM.
Licenciado em Economia pelo ISEG.

Com uma carteira virtual, também pode testar os seus dotes de gestor de ativos sem correr o risco de perder dinheiro de verdade.
Um portefólio bem diversificado é meio caminho andado para ser bem sucedido nos investimentos. Mas, para concretizar em pleno, é preciso seguir de perto a evolução dos ativos que o compõem de forma a fazer os ajustes necessários. Para ter a justa noção do quanto está a ganhar (ou a perder) com os investimentos, a PROTESTE INVESTE disponibiliza de forma gratuita a ferramenta “A minha carteira”, que permite não só registar todos os produtos financeiros que possui, como acompanhar, em tempo real, o seu desempenho.
Carteira virtual
Se tem pouca experiência e não está muito confortável no papel de investidor, também pode criar uma carteira virtual e testar os seus dotes de gestor de ativos sem correr o risco de perder dinheiro de verdade. Encare este simulador como um ferramenta de aprendizagem para eventuais tomadas de decisão na vida real. Não se esqueça, porém, de avaliar bem o risco quando investir a “sério”.
Quer os investimentos sejam reais ou fictícios, “A minha carteira” proporciona preciosas informações sobre o nível de risco, as avaliações e os conselhos dos títulos seguidos pela PROTESTE INVESTE.
Este manancial de informação é o que diferencia “A minha carteira” de outras ferramentas existentes no mercado. Os nossos especialistas acompanham de perto centenas de produtos, o que pode ser determinante para as opções de investimento que possa vir a tomar.
As 4 vantagens de uma carteira virtual
1- Registar todos os ativos do seu património num único suporte e ter o valor sempre atualizado. Assim, além de ter um inventário dos bens, pode consultar a rentabilidade de cada ativo a qualquer o momento, sabendo quais os ativos que estão a valorizar ou a perder dinheiro, e qual a variação percentual desses ganhos/perdas (botão “Visão geral”).
2- Aceder de forma integrada a todas as avaliações, recomendações e conselhos da equipa de analistas da PROTESTE INVESTE. Um contributo importante que pode ajudar a decidir as alterações ou ajustes que deve fazer à carteira, para ganhar dinheiro.
3- Seguir a evolução de outros ativos que pretende eventualmente adquirir, bastando para isso adicioná-los à carteira.
4- Replicar uma das carteiras de investimento recomendadas pela PROTESTE INVESTE (Base, Equilibrada ou Agressiva). Se não tem muita experiência ou tempo para acompanhar os mercados financeiros, esta é uma boa forma de começar a investir com base numa estratégia de investimento para o longo prazo e definida por analistas financeiros independentes.
Como funciona
Para começar, registe todos os ativos na ferramenta. Há cinco campos distintos disponíveis, consoante o tipo de produto: ações, fundos, ETF, fundos PPR, obrigações, seguros de capitalização e seguros PPR.
Como nem sempre o património se resume a este grupo de ativos, há um campo, livre e mais flexível, denominado “O seu património”, onde pode adicionar outros bens ou produtos não cotados, como depósitos, Certificados de Aforro, Certificados do Tesouro, imóveis, obras de arte, viaturas, entre outros. Nele deve incluir também uma linha para a liquidez prevista para novos investimentos (por exemplo, uma conta à ordem).
A pesquisa de produtos financeiros, mesmo aqueles que a PROTESTE INVESTE não segue, pode ser feita através do código ISIN (International Standard Identification Number) ou pelo nome do ativo. Ao introduzir um novo título deve colocar a data de compra, a quantidade adquirida, o preço e a taxa de câmbio utilizada (se o ativo estiver cotado noutra moeda) ou registar o respetivo valor, consoante os casos.
Adicionar novos produtos
Criada a carteira, atualize apenas no caso de fazer alterações. Por exemplo, se comprar ou vender valores mobiliários. Quanto ao resto, a ferramenta apresenta, de forma automática, a cotação de ações, obrigações, fundos, entre outros, bem como outras informações, atualizando de forma recorrente o valor do património.
O valor da carteira está em euros, ainda que inclua ativos cotados noutras moedas. Nesse caso, a conversão é feita automaticamente ao câmbio respetivo, sendo apresentados os valores atuais e de compra em euros.
Para ser bem-sucedido nos investimentos, não se esqueça de avaliar o património que tem e de estabelecer metas, o que pretende alcançar e em quanto tempo. A etapa seguinte é a alocação de ativos, isto é, a forma como vai distribuir o dinheiro, selecionando os produtos que irão compor a carteira. Por último, acompanhe o portefólio com a ajuda da nossa ferramenta.
O conteúdo deste artigo pode ser reproduzido para fins não-comerciais com o consentimento expresso da DECO PROTESTE, com indicação da fonte e ligação para esta página. Ver Termos e Condições.