- Investimentos
- Mercados e Moedas
- Notícias de Mercados e Moedas
- China com estatísticas catastróficas
China com estatísticas catastróficas
Há 3 anos - 20 de março de 2020Os primeiros números da atividade económica chinesa em janeiro e fevereiro foram publicados e foram piores do que as previsões menos otimistas. Nos dois primeiros meses do ano, a produção industrial caiu 13,5% em relação ao mesmo período de 2019, quando o consenso dos analistas previa um ligeiro aumento. É a primeira vez desde 1990 que a indústria chinesa está em recessão.
Com um crescimento anual de 8% no final do ano passado, as vendas a retalho caíram 20,5%. É a primeira vez que as vendas diminuem. Por fim, o investimento caiu 24,5%, contra a expectativa de um aumento.
Esses números confirmam que a contração do PIB será severa no 1.º trimestre. Mas, acima de tudo, o colapso do consumo e da produção industrial não dá esperança de uma rápida recuperação.
Se o pico da pandemia de Covid-19 parece ter sido ultrapassado na China, um regresso à normalidade da economia levará vários meses. E mesmo quando a situação interna estiver totalmente restaurada, a economia chinesa será penalizada pelo colapso da procura mundial, dado que a pandemia paralisa um número crescente de países. Continuamos a não investir no mercado chinês.
O conteúdo deste artigo pode ser reproduzido para fins não-comerciais com o consentimento expresso da DECO PROTESTE, com indicação da fonte e ligação para esta página. Ver Termos e Condições.