Anglo American, Aperam, Inditex, Berkshire Hathaway
Autor: Análise da equipa internacional de analistas da Euroconsumers

A Anglo American procura desfazer-se da sua participação no grupo De Beers
Autor: Análise da equipa internacional de analistas da Euroconsumers
A Anglo American procura desfazer-se da sua participação no grupo De Beers
Anglo American
Manter
A Anglo American valorizou após o interesse manifestado pelos Governos do Botswana e de Angola na De Beers. A administração da Anglo American procura desfazer-se da sua participação no grupo diamantífero. Ambos os países africanos já estão presentes na extração de diamantes.
Aperam
Comprar
A Aperam confirmou que o EBITDA do terceiro trimestre ficará abaixo do registado no primeiro trimestre. O trimestre agora concluído manteve-se fraco devido à paragem estival. A nota positiva vem de Bruxelas, que vai finalmente aumentar as tarifas aduaneiras sobre as importações de aço. A Aperam publicará resultados a 7 de novembro.
Inditex
Manter
No primeiro semestre, o lucro por ação da Inditex cresceu 0,8%, para 0,896 euros, em comparação com o mesmo período do ano anterior.
As vendas aumentaram 1,6%, com um avanço significativo de 7% em Espanha (15,5% das receitas), apesar da queda de 3,8% na América. O controlo de custos permitiu manter as margens nos 58,3% das vendas.
Até ao final do ano, as perspetivas melhoram graças à boa receção da coleção de outono-inverno, com uma subida das vendas de 9% (sem efeitos cambiais).
Tradicionalmente, o segundo semestre é mais forte em vendas e lucros, já que integra a coleção de outono-inverno (artigos com margem mais elevada), a campanha de Natal e os saldos de janeiro.
Ainda assim, persistem preocupações ligadas às tarifas, menor procura e ao impacto negativo da depreciação do dólar e do peso mexicano face ao euro (prevendo-se para 2025 um efeito cambial de -4% nas vendas). Apesar destes riscos, a Inditex mantém-se sólida, com dividendo estável e quase sem dívida.
Passamos a acompanhar a Inditex, o maior retalhista têxtil mundial em valor de mercado. Detém a Zara, responsável por 69% das vendas, bem como outras marcas (Bershka, Massimo Dutti, Oysho e Stradivarius). O fundador, Amancio Ortega, é principal acionista (59% do capital).
Berkshire Hathaway
Manter
Warren Buffett, através da sua holding Berkshire Hathaway, realizou uma operação de grande dimensão ao comprar a divisão de química da petrolífera norte-americana Occidental Petroleum por quase 10 mil milhões de dólares. Esta operação, a maior dos últimos três anos, traduz a confiança de Buffett no setor petroquímico, apesar das incertezas que ainda o rodeiam.
Esta poderá ser a última grande aquisição de Buffett, de 95 anos, antes de deixar a administração da Berkshire no final de 2025. O seu sucessor, Greg Abel, assumirá a gestão, enquanto Buffett permanecerá como presidente do conselho de administração.