ACS, ING, Iberdrola, Microsoft
Autor: Análise da equipa internacional de analistas da Euroconsumers
A Microsoft tem uma forte exposição à OpenAI
Autor: Análise da equipa internacional de analistas da Euroconsumers
A Microsoft tem uma forte exposição à OpenAI
ACS
Manter
Através da sua filial Hochtief, a ACS chegou a um acordo para entrar no desenvolvimento e construção de mini-reatores nucleares no Reino Unido, em parceria com a Rolls-Royce.
Abre-se assim uma via estratégica para o grupo espanhol, caso a implantação deste tipo de instalações avance, tanto na Europa, onde a Chéquia e a Suécia estão a planear projetos desta natureza, como nos Estados Unidos, impulsionada pela forte procura energética associada à inteligência artificial. Desta forma, a ACS entra num segmento de elevado valor acrescentado e com fortes barreiras à entrada.
ING
Manter
Em 2025, o lucro do ING recuou 1%, mas, graças à compra de ações próprias, o lucro por ação aumentou 7,1%, para 2,12 euros. Este valor ficou acima das nossas estimativas, sobretudo porque tínhamos considerado os encargos associados à venda das atividades na Rússia.
Contudo, a operação não pôde ser concluída em 2025 e que, por esse motivo, só será registada em 2026. O dividendo passa de 1,06 para 1,086 euros brutos, dos quais 0,35 euros já foram pagos em agosto. No início de janeiro, foi igualmente distribuído um dividendo extraordinário de 0,172 euros.
Impulsionadas pela forte progressão das comissões (+14,8%), as receitas totais do ING cresceram 1,9% em 2025, mais do que compensando a diminuição das receitas líquidas de juros (-2,3%).
Os custos operacionais aumentaram 3,8%, em parte devido a uma reestruturação planeada, com redução de efetivos através da utilização de inteligência artificial, que deverá gerar poupanças anuais de 100 milhões de euros. Por último, as provisões para perdas com crédito aumentaram 9,2%.
O banco encara 2026 com confiança e antecipa um crescimento das receitas de 4,2%, sobretudo graças a um novo aumento das comissões. Para 2027, reviu ligeiramente em alta as suas perspetivas. Estimamos um lucro por ação de 2,06 euros em 2026, incluindo um impacto negativo da Rússia de cerca de 0,28 euros, e de 2,55 euros em 2027.
O ING apresenta uma situação financeira sólida e um nível de capitalização confortável. No entanto, não recomendamos a compra, tendo em conta a pressão crescente esperada sobre a margem financeira, a fragilidade da economia europeia e a forte valorização já registada pela cotação.
Iberdrola
Manter
Um juiz dos Estados Unidos autorizou a Iberdrola a retomar as obras do parque eólico offshore Vineyard Wind 1. Trata-se de um projeto de energia eólica marítima nos Estados Unidos que tinha sido suspenso pela administração de Donald Trump.
Para já, poderão prosseguir todas as atividades de construção, colocação em serviço e produção do parque, ao qual faltava apenas cerca de 5% da capacidade instalada para ficar totalmente concluído.
Microsoft
Comprar
Os resultados do segundo trimestre de 2025/26 mostraram um crescimento do volume de negócios e do lucro por ação de 17% e 24%, respetivamente. Os objetivos anunciados para o trimestre em curso também não trouxeram surpresas.
A desilusão veio queda da margem operacional na atividade de cloud (40% das receitas) de 42,5% para 42,2% e que, segundo a Microsoft, deverá sofrer nos próximos meses com o aumento acentuado do custo das memórias.
Este fator reforça as preocupações quanto à rentabilização dos colossais investimentos para o desenvolvimento da inteligência artificial (+66% face ao segundo trimestre de 2025/26).
A Microsoft revelou ainda que cerca de 45% da carteira de encomendas da atividade de cloud provém de um único cliente, a OpenAI (ChatGPT). Apesar da boa dinâmica da OpenAI, esta situação representa um risco de concentração significativo, levando-nos a elevar o nível de risco atribuído da Microsoft de 2 para 3. Mantemos as previsões de lucro por ação em 15,6 dólares para 2025/26 e 17,9 dólares para 2026/27.
Apesar de notícias menos positivas, a Microsoft é uma ação de qualidade. Está a ser negociada com um PER esperado de 28, em linha com a média dos últimos dez anos. É um nível razoável: aproveite a correção da cotação para comprar.