EDP: produção de energia sobe 12%
A EDP teve resultados positivos em 2025
A EDP teve resultados positivos em 2025
A EDP, que só divulga resultados a 26 de fevereiro, anunciou dados positivos da sua atividade em 2025.
A produção de eletricidade subiu 12%, suportada pelo crescimento da energia eólica e solar (+12%), com a capacidade instalada do grupo a subir 2% para 32,7 GW, apesar da realização de 5 transações de rotação de ativos, cujos ganhos estimularão os lucros.
O grupo cumpriu o objetivo de adicionar 2 GW de nova capacidade em 2025 e tem em construção mais 1,6 GW. O segmento solar já representa 22% do total (42% da energia eólica e 22% da hídrica) e é o motor do crescimento.
Por sua vez, o preço médio da eletricidade aumentou 4% no mercado ibérico, a eletricidade distribuída cresceu 3,1% na Península Ibérica e 0,5% no Brasil, e o número de clientes do mercado livre em Portugal manteve a tendência de estabilização no quarto trimestre.
Apesar da aversão de Trump às energias renováveis, sobretudo eólica offshore, a previsão de crescimento da necessidade energética por causa da IA abre boas perspetivas ao grupo, mesmo nos EUA, onde continua a crescer. Mantemos as previsões de lucros por ação de 0,29 euros em 2026 e de 0,30 euros em 2027.
A aposta nas renováveis provocou alguns dissabores ao grupo, mas o pior parece já ter passado. A EDP tem uma boa diversificação geográfica e tecnológica, paga um bom dividendo e deverá continuar a crescer. Compre.