O volume de negócios da Navigator aumentou 7% para 536,4 milhões de euros (ME), refletindo uma robusta procura de pasta e papel. O EBITDA subiu para 133 ME, um crescimento de 2% face ao período homólogo e 7% em relação ao último trimestre de 2023, com uma margem EBITDA de 25%. Este aumento foi impulsionado pela redução dos custos variáveis e pelo aumento dos volumes.
No entanto, os lucros líquidos caíram 10,6%, atingindo 64,1 ME, ou 0,09 euros por ação, em comparação com os 71,7 ME do mesmo período em 2023. Esta quebra deve-se sobretudo ao resultado financeiro negativo em 8,8 ME.
Em termos operacionais, a unidade de negócio com mais peso continua em crescimento. No primeiro trimestre, o volume de vendas de papel e packaging alcançou 354 mil toneladas. O valor dessas vendas apresentou um crescimento de 12% face ao último trimestre e 9% face ao período homólogo fixando-se nos 365 ME.
A conclusão da
aquisição da Accrol por 152 milhões de euros, anunciada um dia antes da divulgação dos resultados, marca uma etapa significativa na estratégia de diversificação da Navigator. A Accrol, líder no segmento de transformação de papel tissue no Reino Unido, fortalece a posição da Navigator neste mercado, com a expectativa de gerar mais de 580 milhões de euros em vendas neste segmento, sendo que o Reino Unido deverá contribuir com cerca de 50% do volume total de negócios de tissue.
A Navigator reconhece que a segunda metade do ano pode trazer um abrandamento. A empresa espera uma desaceleração no crescimento das encomendas de papel no segundo trimestre, após um aumento contínuo desde setembro de 2023.
Conselho
Os resultados abaixo do esperado e a possibilidade de abrandamento da procura no decorrer de 2024 levam-nos a baixar as estimativas de lucros por ação para 0,36 em 2024 (antes 0,4) e 0,4 em 2025 (antes 0,41). Ainda assim, acreditamos na estratégia de diversificação, demonstrada com a aquisição da Accrol. Mantenha em carteira.