Ageas, GSK, Intel, Sofina
Autor: Análise da equipa internacional de analistas da Euroconsumers
A Intel não tem mãos a medir com a procura pelos seus processadores
Autor: Análise da equipa internacional de analistas da Euroconsumers
A Intel não tem mãos a medir com a procura pelos seus processadores
Ageas
Comprar
A Ageas voltou a rever em alta as suas previsões de lucros para 2025 e aponta agora para um novo lucro recorde. Em termos de resultado operacional líquido, será de 1,6 a 1,65 mil milhões de euros, face aos 1,3 a 1,35 mil milhões anteriormente indicados.
Esta revisão resulta de um ganho fiscal pontual na China, associado à adaptação das regras contabilísticas na Taiping, parceira chinesa da Ageas.
Esta alteração deverá traduzir-se num aumento dos lucros da Taiping Life, a joint venture comum às duas seguradoras, e, consequentemente, também dos resultados da Ageas, num montante estimado em 1,60 euros por ação.
Revemos em alta as previsões de lucro por ação para 2025, de 6,46 para 8,06 euros. Mantemos as estimativas para 2027 e 2028, em 6,87 e 7,40 euros por ação, respetivamente.
GSK
Manter
A GSK anunciou a aquisição da RAPT Therapeutics por 2 mil milhões de dólares, assegurando, nomeadamente, o ozureprubart, um tratamento experimental contra alergias alimentares. Trata-se da primeira aquisição de dimensão relevante desde a entrada em funções, em janeiro, do CEO, Luke Miels.
A administração terá de enfrentar o desafio de reforçar o pipeline e atingir o objetivo de um volume de negócios anual de 40 mil milhões de libras até 2031, face a 31,4 mil milhões em 2024.
Encontrando-se apenas numa fase intermédia de desenvolvimento clínico, o ozureprubart apenas poderá contribuir de forma marginal para esse objetivo. Os resultados do quarto trimestre de 2025 serão publicados a 4 de fevereiro.
Intel
Manter
A Intel não consegue responder a toda a procura pelos seus processadores para servidores ligados à inteligência artificial, o que resulta em vendas perdidas.
A recuperação da Intel torna-se, assim, mais complexa. O grupo prevê que o volume de negócios e o lucro fiquem abaixo das expectativas do mercado no primeiro trimestre de 2026.
Sofina
Comprar
Como estimávamos, o valor intrínseco da Sofina, em recuo no primeiro semestre (-5,8%), recuperou ligeiramente no segundo semestre do ano passado. Depois de diminuir de 312 para 296 euros no primeiro semestre, ficou em 299 euros no final de 2025.
Esta recuperação é, ainda assim, limitada e dececionante. Sem ter em conta a diluição associada ao aumento de capital realizado no outono passado, com a emissão de novas ações a desconto, o valor intrínseco teria ascendido a 305 euros por ação no final de 2025.
Tanto o portefólio de participações diretas (53% da carteira), que permaneceu estável no segundo semestre, como as participações em fundos de terceiros, (46%), apresentam um potencial elevado.
O maior dinamismo dos mercados de introduções em bolsa (IPO) e de fusões e aquisições deverá ser favorável à holding Sofina, muito diversificada e bastante orientado para as ações tecnológicas.