- Investimentos
- Ações
- As melhores ações para investir em 2022

Rui
Ribeiro
Especialista em Corporate Governance pelo ISCTE.
Analista financeiro independente registado na CMVM.
Licenciado em Economia pelo ISEG.
As melhores ações para investir em 2022
Há 2 meses - 8 de março de 2022
Rui
Ribeiro
Especialista em Corporate Governance pelo ISCTE.
Analista financeiro independente registado na CMVM.
Licenciado em Economia pelo ISEG.
O novo ano bolsista começou mal devido aos receios de aumento da inflação e à consequente alteração da política monetária dos principais bancos centrais, que implicará a subida das taxas de juro e a redução gradual das compras de ativos nos mercados financeiros. Tal como inicialmente previsto, nos Estados Unidos, a primeira subida dos juros deverá ocorrer já em março, sendo que o Banco de Inglaterra já aumentou a sua taxa de referência por duas vezes.
Com o deflagrar da guerra na Ucrânia, os receios inflacionistas agudizaram-se, muito por força da forte subida dos preços de algumas matérias-primas, com destaque para o petróleo e o gás, bem como do preço da eletricidade. A expectativa de subida das taxas de juro também refreou-se um pouco, sobretudo na Europa, já que é inevitável um abrandamento da retoma económica.
Ainda assim, se o conflito se mantiver circunscrito, mantém-se a expectativa de crescimento económico a nível global embora seja inevitável uma revisão em baixa mais significativa para a Europa. Há alguns fatores que continuam a favorecer o investimento em bolsa, sempre numa perspetiva de longo prazo (mínimo de 5 anos e idealmente de 10 anos) e com muita seletividade:
- Os investidores estão cada vez mais confiantes na capacidade das economias ultrapassarem a variante Ómicron sem grandes danos e as medidas de combate à pandemia são agora menos restritivas em termos económicos.
- O facto de as taxas de juro reais dos investimentos sem risco (taxas nominais menos inflação) permanecerem negativas é um cenário que beneficia as ações, em detrimento de outros ativos.
- Os balanços das empresas estão sólidos e os níveis de rentabilidade permitem generosos planos de compra de ações próprias, o que é positivo para a evolução das cotações das ações.
As nossas ações preferidas
Partindo dos fatores descritos, para manter uma carteira bem diversificada e rentabilizar melhor os seus investimentos sem correr riscos excessivos, adicione ou substitua alguns títulos da sua carteira por aqueles que a seguir destacamos.
Aproveite as correções dos mercados para investir a preços mais atrativos, mas mantenha sempre uma boa diversificação.
Apresentamos as nossas 7 ações preferidas para investir em 2022.
As análises e os conselhos dos nossos especialistas estão reservados para membros.
Registe-se, gratuitamente, para ler este conteúdo exclusivo Já é membro? Por favor inicie sessão