- Tudo sobre reforma e PPR por Proteste Investe
- Fundos PPR e fundos de pensões
- Notícias sobre fundos PPR
- Como transferir o seu PPR?
Como transferir o seu PPR?
Há 4 anos - 5 de junho de 2019O site Ganhe Mais no PPR ajuda os investidores a perceberem se estão a apostar no PPR certo e se devem ou não transferir o seu PPR. Isto porque tanto a rentabilidade como as comissões cobradas pelas entidades gestoras (subscrição, gestão e depósito e resgate) variam de produto para produto.
Em 2018, o montante aplicado em planos de poupança-reforma (PPR) aumentou de forma significativa, um bolo que cresceu, sobretudo, por conta do dinheiro investido em produtos sob a forma de seguro (que garantem o capital), os preferidos dos portugueses.
Segundo a Autoridade de Supervisão de Seguros e Fundos de Pensões (ASF), o valor aplicado em seguros PPR no ano passado subiu 55 por cento. No total, os portugueses têm investidos 19 mil milhões de euros em PPR. Perto de 17 mil milhões estão aplicados em PPR sob a forma de seguro. O restante está canalizado para fundos PPR (sem garantia de capital), que representam 14% do mercado.
Em Ganhe mais no PPR é possível comparar o rendimento nos últimos três anos dos quase 700 PPR existentes em Portugal sob a forma de fundo e de seguro (a maior parte já não está disponível para novas subscrições e muitos não aceitam novas entregas, mas continuam a render).
Com o resultado da simulação, o investidor fica a conhecer o rendimento do seu PPR e o das melhores propostas de fundos e seguros PPR, e também se deve ou não transferir o seu PPR para outro mais vantajoso. Todo o processo é simples. Ora tome nota.
1. Compare e transfira
Aceda a Ganhe Mais no PPR e indique o seu nome, e-mail e contacto telefónico. Em poucos segundos, irá receber, no seu e-mail, uma mensagem de confirmação do endereço eletrónico, para que possa concluir o registo e avançar para a simulação.
Confirmado o e-mail, selecione o seu PPR da lista de produtos disponíveis no simulador e aguarde pelo veredicto.
Em menos de um minuto irá receber também no seu e-mail a nossa análise. Para transferir o seu PPR, basta clicar em “Saiba como transferir”. A partir deste momento, é redirecionado para o site da entidade gestora do fundo ou do seguro PPR que elegeu, que o irá ajudar a finalizar o processo de transferência.
2. Preencha o pedido de transferência
A entidade gestora do novo PPR vai facultar-lhe um pedido de transferência, que deverá preencher com os dados do seu atual PPR. A transferência não deverá demorar mais de dez dias úteis, ainda que algumas instituições de origem tendam a prolongar o processo, numa tentativa de desincentivar a mudança.
A entidade de onde quer retirar o PPR tem de indicar o valor das entregas e as respetivas datas, bem como o rendimento acumulado. É obrigada também a informar o investidor (no prazo de cinco dias úteis) sobre o montante acumulado no PPR à data da transferência, após retirar a comissão de transferência, caso exista. Para efeitos fiscais, o novo PPR mantém a data de subscrição inicial.
3. Há comissões pela transferência?
No caso de o seu PPR ter garantia de capital, o mais certo é ter de pagar uma comissão de transferência até 0,5 por cento. Os PPR que não garantem o capital não podem cobrar comissões pela transferência.
O conteúdo deste artigo pode ser reproduzido para fins não-comerciais com o consentimento expresso da DECO PROTESTE, com indicação da fonte e ligação para esta página. Ver Termos e Condições.