Artigo Os seus direitos

Idade da reforma sobe para 66 anos e 9 meses

idade reforma

Os portugueses terão de trabalhar mais tempo para terem direito à pensão de velhice.

Publicado em: 28 novembro 2024
Tempo estimado de leitura: ##TIME## min.

Partilhe este artigo

idade reforma

Os portugueses terão de trabalhar mais tempo para terem direito à pensão de velhice.

Em 2026, a idade da reforma aumentará cinco meses face a 2024. As pensões antecipadas terão um corte de quase 17% a partir de janeiro de 2025.

Como é habitual, na última semana de novembro, o Instituto Nacional de Estatística divulgou o indicador provisório com base no qual é determinada a idade da reforma para 2026. Sem surpresa, estima que a esperança média dos portugueses está a aumentar, após uma quebra durante os anos mais nefastos da pandemia, derivado do aumento mortalidade. 

De acordo com o INE, a esperança média de vida dos portugueses aos 65 anos, no último triénio, é de 20,02 anos. Feitos os cálculos, a idade da reforma deverá subir para 66 anos e nove meses, em 2026. Ou seja, mais cinco meses do que a idade atual de reforma, e mais dois meses que em 2025.

Apenas em 2025, o INE confirmará as suas estimativas, mas é praticamente certo que não está enganado nas projeções agora divulgadas. Os portugueses terão de trabalhar mais tempo para terem direito à pensão de velhice. Quem pretende reformar-se mais cedo, sofrerá, a partir de 1 de janeiro de 2025, um agravamento do fator de sustentabilidade que penalizará as pensões em 16,9%, ou seja, mais 1,1 pontos percentuais do que atualmente (15,8%, em 2024).

O fator de sustentabilidade foi introduzido em 2007, com o objetivo de garantir a sustentabilidade financeira da Segurança Social. A este corte acresce a penalização de 0,5% por cada ano que falta para a idade legal da reforma, o que pode resultar numa redução da pensão para cerca de metade.

Texto de Myriam Gaspar.

 

O conteúdo deste artigo pode ser reproduzido para fins não-comerciais com o consentimento expresso da DECO PROteste, com indicação da fonte e ligação para esta página. Ver Termos e Condições.