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André
Gouveia, CFA
Analista financeiro independente, certificado pelo CFA Institute e registado na CMVM.
Mestre em Finanças pelo ISEG.
Qual o melhor banco para investir?
Há 2 meses - 1 de abril de 2022
André
Gouveia, CFA
Analista financeiro independente, certificado pelo CFA Institute e registado na CMVM.
Mestre em Finanças pelo ISEG.
Ao longo dos anos, temos realizado estudos que permitem aos consumidores optar pelos intermediários financeiros com os melhores produtos e os serviços mais baratos. Mas, ao contrário de análises anteriores, em que nos focámos no intermediário mais barato para comprar ações, ou com a melhor taxa nos depósitos, procurámos agora ter uma visão global. Desta vez, procurámos encontrar o banco que garante o melhor compromisso entre custos, gama de produtos e satisfação dos clientes.
O objetivo da distinção para o melhor banco de investimento é, portanto, apontar o intermediário que seja o melhor “supermercado” de produtos financeiros, dispensando o investidor de contratar os depósitos no banco X, ir à corretora Y comprar ações e à seguradora Z para fazer o PPR.
Seis indicadores em análise
Para realizar este estudo, começámos por recolher dados de 17 bancos nacionais, que têm, em conjunto, 95% da quota de mercado por ativos e 91% do mercado de corretagem de ações, por exemplo.Para refinar a seleção, excluímos os bancos sem uma oferta relevante em todas as categorias de serviços considerados na nossa análise. A saber: contas à ordem, depósitos a prazo, fundos de investimentos e corretagem.
Dessa filtragem, resultaram 12 candidatos ao título de “Melhor Banco para Investimento”. A avaliação é feita em duas dimensões. Por um lado, a competitividade da oferta, refletida nas taxas oferecidas, nos custos associados e na gama de produtos proporcionada ao consumidor. Por outro, a satisfação dos clientes, que resulta do inquérito anual sobre bancos e produtos bancários, realizado entre novembro e dezembro de 2020 junto dos nossos subscritores.
Esta vertente inclui ainda o número de reclamações recebidas, quer na nossa plataforma Reclamar, quer no Banco de Portugal.
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