21 841 87 89
de segunda a sexta-feira das 9h às 18hA poupança deve ser vista como algo indispensável no planeamento das suas finanças pessoais. Ao definir um plano de poupança, independentemente do montante, a primeira premissa é pensar nele para o longo prazo. Depois, antes de começar a investir dinheiro para fazer crescer a poupança, há um passo inicial que deve ser dado: constituir um fundo de reserva ou emergência.
O objetivo de constituir um fundo de reserva ou emergência é preparar-se para gastos imprevistos (por exemplo, encargos relacionados com habitação, educação, saúde) ou outro tipo de infortúnio (desemprego de um dos membros do agregado familiar, por exemplo). Este fundo de reserva deve ser equivalente a seis salários e composto por investimentos de capital garantido.
A partir do momento em que tiver o seu fundo de reserva, não espere. Comece logo a poupar com uma perspetiva de longo prazo e a investir dinheiro o mais cedo possível, mesmo com pequenas quantias. Dispor do montante à ordem sem qualquer rendimento não é proveitoso e o efeito de capitalização dos rendimentos vai-lhe permitir que ao fim de alguns anos consiga visualizar um “milagre”.
As análises e os conselhos dos nossos especialistas estão reservados para membros.
Registe-se, gratuitamente, para ler o artigo completo Já é membro? Por favor inicie sessão
Já é membro? Iniciar Sessão
Subscreva já por €16,72 e tenha acesso a todo o website. O 1º mês é gratuito!
Subscrever