Air Liquide, Mercedes, Volkswagen, Meta
Autor: Análise da equipa internacional de analistas da Euroconsumers
                    A Meta registou um crescimento de 26% do volume de negócios
Autor: Análise da equipa internacional de analistas da Euroconsumers
                    A Meta registou um crescimento de 26% do volume de negócios
Air Liquide 
Comprar 
O volume de negócios do terceiro trimestre aumentou 1,9% em base comparável, e em linha com as expectativas. As perspetivas da Air Liquide para 2025 e o objetivo de rentabilidade para 2026 foram confirmados.
Além disso, após a compra da sul-coreana DIG Airgas, a Air Liquide reforça a presença na Índia com a aquisição da NovaAir, líder local na produção e distribuição de gases industriais. Não foram divulgados detalhes financeiros. 
Mercedes 
Manter
O construtor alemão manteve as previsões para 2025, apesar da queda dos resultados no terceiro trimestre, marcada pela fraqueza do mercado chinês e pelas tarifas norte-americanas. 
O lucro líquido recuou 32% e o volume de negócios diminuiu 7%, para 32 mil milhões de euros. O anúncio de um programa de compra de ações próprias de 2 mil milhões de euros e a continuação das medidas de racionalização tranquilizaram os investidores. 
Volkswagen 
Manter
O construtor germânico confirmou as previsões para 2025, apesar de uma perda operacional de 1,3 mil milhões de euros no terceiro trimestre, explicada sobretudo pelas dificuldades da Porsche e pelas tarifas norte-americanas. 
A Mercedes, acionista maioritária da Porsche, já tinha alertado que o adiamento no lançamento dos veículos elétricos teria um impacto significativo nos resultados. Ainda assim, o volume de negócios trimestral aumentou 2,3%, para 80,3 mil milhões de euros, ligeiramente acima das expectativas.
A Volkswagen antecipa para o conjunto do ano uma margem operacional entre 2% e 3% e um fluxo de caixa da divisão automóvel próximo de zero, assumindo uma disponibilidade suficiente de semicondutores. 
Meta Platforms
Manter
O gigante das redes sociais e da publicidade online registou um crescimento de 26% do volume de negócios no terceiro trimestre de 2025, um valor acima do esperado. No entanto, os custos operacionais aumentaram 32%. 
Segundo a Meta, a tendência descendente da margem operacional (40%, contra 43% há um ano) deverá manter-se no próximo ano, sobretudo devido aos investimentos muito elevados (+128% no terceiro trimestre) destinados a recuperar o atraso no domínio da inteligência artificial.
Esta estratégia, ambiciosa mas arriscada, leva-nos a adotar uma postura prudente. Revemos em baixa as estimativas de lucro por ação: 23,1 dólares em 2025 e 30,1 dólares em 2026