Sonae mantém rota de crescimento
O grupo Sonae está no bom caminho
O grupo Sonae está no bom caminho
A Sonae teve bons resultados trimestrais com os lucros a subirem 37,6% até setembro, para 0,10 euros por ação, um pouco acima do previsto. Na base esteve o crescimento de 17,2% do volume de negócios (VN), estimulado pela Modelo Continente (MC) que gera 78% do VN e que cresceu 19,2%. A MC contribuiu fortemente para o aumento de 21,8% do EBITDA, graças à melhoria da margem.
Os restantes negócios também tiveram um bom desempenho, com realce para a Worten e a Musti. A nível financeiro, o grupo conseguiu baixar os custos devido à queda da dívida líquida e do seu custo médio. O facto de o grupo gerar cash-flow suficiente para diminuir a dívida é muito positivo e reforça a solidez da sua estrutura financeira.
O valor líquido dos ativos (NAV) subiu 9,1% no último ano, para um recorde de 5018 ME, pelo que a Sonae, apesar da valorização em bolsa, negoceia com um desconto de 36%.
A Sonae continua a gerir ativamente o seu portfolio, tendo alienado as marcas de moda MO e Zippy, e mantém-se atento a oportunidades de crescimento, apesar da prioridade ser consolidar os negócios atuais. Subimos a previsão de lucros por ação, de 0,13 para 0,15 euros, em 2025 e de 0,16 para 0,18, em 2026.
O crescimento dos lucros reflete o bom desempenho da MC e as aquisições de novos negócios. O grupo está no bom caminho e a cotação reflete o otimismo. Ainda pode comprar.