Amazon, Stellantis, Vinci
Autor: Análise da equipa internacional de analistas da Euroconsumers
Amazon apresentou resultados ligeiramente abaixo das expectativas
Autor: Análise da equipa internacional de analistas da Euroconsumers
Amazon apresentou resultados ligeiramente abaixo das expectativas
Amazon
Comprar
Arrastada por um clima generalizado de desconfiança em relação às tecnológicas, a Amazon registou uma correção acentuada após a publicação dos resultados do quarto trimestre.
Além de resultados ligeiramente abaixo das expectativas, com um lucro por ação de 1,95 dólares (esperava-se 1,97 dólares), foi sobretudo, à semelhança do que aconteceu com outros gigantes do setor, o anúncio do montante de investimento para 2026 que inquietou os mercados.
Num nível sem precedentes, a Amazon prevê investir 200 mil milhões de dólares em 2026, um aumento superior a 50% face a 2024, claramente acima das expectativas do mercado.
Ainda assim, tendo em conta a forte procura em inteligência artificial, que não dá sinais de abrandamento, a Amazon não manifesta preocupações quanto à capacidade de rentabilizar estes investimentos muito elevados.
As vendas da AWS, que incluem os serviços de cloud e as atividades ligadas à inteligência artificial, aumentaram 24% no quarto trimestre, mantendo uma rentabilidade elevada, um sinal tranquilizador.
A aceleração do crescimento da AWS prossegue e prevemos que esta tendência se mantenha. Aproveite a correção da cotação para comprar.
Stellantis
Vender
A Stellantis anunciou uma perda líquida entre 19 e 21 mil milhões de euros no segundo semestre de 2025, associada a 22,2 mil milhões de euros de encargos excecionais resultantes de uma revisão profunda da estratégia.
O construtor automóvel reconhece ter sobreavaliado o ritmo da transição para os veículos elétricos e terá agora de realinhar os planos de produto, nomeadamente nos Estados Unidos. Não será pago dividendo relativo a 2025, enquanto a Stellantis prepara uma emissão de obrigações híbridas com o objetivo de reforçar o balanço.
Apesar de perspetivas de melhoria em 2026, a visibilidade permanece reduzida, a rentabilidade enfraqueceu e a confiança dos investidores foi abalada. Em reação ao anúncio, a cotação registou uma queda superior a 20%.
A perda excecional, a suspensão do dividendo e as incertezas estratégicas impõem prudência. Não alteramos o nosso conselho: venda.
Vinci
Comprar
A Vinci apresentou resultados muito sólidos em 2025. O volume de negócios aumentou 4,2% e o lucro por ação cresceu 2,6%, para 8,65 euros, acima das nossas expectativas (8,51 euros). Excluindo o aumento excecional do imposto sobre as empresas em França em 2025, o lucro por ação teria atingido 9,44 euros, o que corresponde a um crescimento de 12%.
O dividendo será aumentado, como antecipávamos, para 5 euros. Para 2026, a Vinci espera uma nova progressão do volume de negócios e dos lucros. Desde o nosso conselho de compra em meados de novembro, a ação já valorizou mais de 8%.