Anglo American, BNP Paribas, Euroapi, Sanofi
Autor: Análise da equipa internacional de analistas da Euroconsumers
analise acoes
Autor: Análise da equipa internacional de analistas da Euroconsumers
analise acoes
Anglo American
Manter
O governo canadiano aprovou a aquisição da Teck Resources pela Anglo American. Esta etapa abre caminho à criação de um gigante mineiro centrado no cobre, cujo preço se encontra em máximos históricos.
A operação de fusão permitirá igualmente gerar, segundo as empresas, importantes sinergias de custos, graças à proximidade geográfica das minas. O acordo surge após o consentimento dos acionistas das duas empresas para a fusão.
BNP Paribas
Manter
O BNP Paribas está a negociar a compra das atividades de leasing automóvel do construtor Mercedes-Benz. A operação permitiria à Arval, com 1,8 milhões de veículos alugados, aumentar a frota em 20%. Nesta atividade, a dimensão é um trunfo para negociar a compra de veículos aos construtores em melhores condições. O BNP Paribas procura gerar receitas regulares com esta atividade e manter os clientes cativos durante mais tempo (financiamento automóvel, serviços e seguros).
Euroapi
Vender
A Euroapi voltou a dececionar, passando agora a prever uma queda do volume de negócios em 2025 em torno de 5%, excluindo efeitos cambiais, e já não uma diminuição moderada.
Embora a Euroapi mantenha o objetivo de margem EBITDA ajustada entre 7% e 9%, já não antecipa atingir o topo do intervalo. Enfrentando uma forte concorrência de atores asiáticos, não há razões para otimismo. Reafirmamos o conselho de venda e iremos deixar de acompanhar esta ação.
Sanofi
Comprar
Um ensaio clínico não conseguiu demonstrar a eficácia do Tolebrutinib em doentes com esclerose múltipla primária progressiva. Como as expectativas do mercado não eram muito elevadas, o impacto nas perspetivas de longo prazo é limitado. No entanto, poderão ser registadas imparidades no quarto trimestre de 2025. Nem tudo está perdido.
A Sanofi apresentou um pedido de homologação do Tolebrutinib para doentes com esclerose secundária progressiva não recorrente. A decisão da autoridade de saúde norte-americana foi adiada para o final do primeiro trimestre de 2026.