EDP paga dividendo de 0,20 euros

A EDP opta por melhorar a remuneração aos acionistas
A EDP opta por melhorar a remuneração aos acionistas
A EDP vai pagar um dividendo de 0,20 euros por ação no dia 6 de maio, valor que representa uma subida de 2,6% face a 2023 e que equivale a um rendimento líquido de 4,4%, o terceiro mais alto da bolsa nacional atrás da NOS e Navigator.
Além disso, a EDP concluiu o programa de compra de ações próprias de 100 ME (0,774% do capital). É outra forma de remunerar os acionistas, já que as ações adquiridas serão extintas ficando o valor da EDP distribuído por menos títulos.
Esta opção insere-se num contexto mais vasto de abrandamento do investimento do grupo em 2025 e 2026, que optou por melhorar a remuneração aos acionistas, mesmo com a descida do lucro em 2024, em detrimento do crescimento, devido à conjuntura política americana. Pela positiva, a descida das taxas de juro é benéfica para evolução da cotação.
Entretanto, a produção de eletricidade subiu 5% no 1.º trimestre, graças ao aumento da capacidade instalada (+10%) e a bons níveis de pluviosidade. Outra boa notícia é a subida do preço médio da eletricidade no mercado ibérico (+90%).
Enquanto aguardamos pelos resultados trimestrais (9 de maio), mantemos as previsões de lucros por ação de 0,29 euros em 2025 e de 0,31 euros em 2026.
A redução do investimento e a queda da cotação bolsista tornaram a remuneração acionista da EDP mais atrativa. A longo prazo, a ação mantém potencial de valorização, compre.