Artigos

Dividendos: o que são e quanto pode ganhar

dividendos

Para ter direito aos dividendos, é necessário possuir ações da empresa alguns dias antes da data de pagamento (ex-dividendo).

Publicado em: 21 janeiro 2026
Tempo estimado de leitura: ##TIME## min.

Partilhe este artigo

dividendos

Para ter direito aos dividendos, é necessário possuir ações da empresa alguns dias antes da data de pagamento (ex-dividendo).

A distribuição de dividendos é uma das alturas mais aguardadas pelos acionistas. Mas o que são dividendos e como se calcula quanto pode ganhar com eles? 

Como funcionam os dividendos?

A decisão de distribuir dividendos é tomada pela Assembleia Geral de acionistas da empresa. Trata-se, normalmente, de uma distribuição de lucros do ano anterior. A decisão em relação ao valor final depende de vários fatores, mas por norma, se a empresa teve bons resultados, os acionistas podem receber dividendos mais altos. Se os resultados não foram bons, os dividendos podem ser menores ou até inexistentes.

Quando são pagos os dividendos?

A maioria dos dividendos são creditados diretamente na conta dos investidores. Regra geral, são pagos uma vez por ano, após a empresa anunciar os resultados do ano anterior. Ainda assim, algumas empresas, pagam dividendos mais frequentemente, como trimestralmente. É o caso da Apple, Intel, Pfizer, Walmart, BP, entre outras.

Quem tem direito aos dividendos?

Para ter direito aos dividendos, é necessário possuir ações da empresa alguns dias antes da data de pagamento. A data "ex-dividendo" é a data a partir da qual as ações são transacionadas já sem conferirem o direito ao recebimento de dividendos.

Como é que os dividendos afetam o preço das ações?

No dia em que as ações começam a ser negociadas sem direito aos dividendos (dia ex-dividendo), o preço das ações geralmente cai. Isto acontece porque os novos compradores não receberão os dividendos e, por isso, não faz sentido pagarem por algo que não vão receber. A cotação não cai exatamente pelo montante do dividendo porque é afetada pelos habituais movimentos do mercado.

Como calcular a rentabilidade dos dividendos?

Para saber quanto pode ganhar com os dividendos, é comum usar o rácio Dividendo/Cotação, também conhecido como dividend yield. Este rácio mostra a percentagem do preço da ação que é paga em dividendos ao longo de um ano.

Exemplo:
Se a Navigator distribuir um dividendo de 0,16 euros por ação e a ação estiver cotada a 3,25 euros, a rentabilidade dos dividendos seria de aproximadamente 4,9%.
0,16 euros / 3,25 euros x 100 = 4,9%

Há dividendos que não são em dinheiro?

Pontualmente, as empresas podem efetuar o pagamento através da emissão de novas ações, ou dar a escolher ao acionista entre receber os dividendos em dinheiro ou em ações.

Nos últimos 2 anos, a EDP Renováveis optou por esta forma de remuneração acionista. Neste caso, dependendo do rácio de atribuição das novas ações e das perspetivas futuras da empresa em causa, o investidor deverá tomar a sua decisão.

Também pode acontecer uma empresa distribuir ações de uma subsidiária como dividendo. Foi o caso da Altri, que distribuiu ações da Greenvolt em 2023.

Quais as ações com bom dividendo?

Os dividendos podem ser uma boa forma de obter um rendimento consistente com investimentos em ações, independentemente das flutuações do mercado. No entanto, há muitos outros fatores a ter em conta. Se está a ponderar investir, consulte as ações às quais atribuímos conselho de compra no nosso comparador de ações.

Consulte também a nossa carteira de ações com bom dividendo.

 

O conteúdo deste artigo pode ser reproduzido para fins não-comerciais com o consentimento expresso da DECO PROteste, com indicação da fonte e ligação para esta página. Ver Termos e Condições.