Airbus: mudança de conselho
Publicado em: 21 fevereiro 2025Autor: Análise da equipa internacional de analistas da Euroconsumers
Autor: Análise da equipa internacional de analistas da Euroconsumers
Criada em 1970 por iniciaiva conjunta da Alemanha, Reino Unido, Espanha e França para estabelecer um líder europeu, a Airbus é, desde há seis anos, a maior empresa aeronáutica mundial, ultrapassando a Boeing no número de entregas de aviões (766 contra 348, em 2024) e de encomendas (8 658 contra 5 595).
A divisão de Aviação Comercial representa 70% das receitas. Além disso, a Airbus participa em programas militares, satélites de observação e comunicação. A divisão Defesa & Espaço representa 17% das receitas. Os helicópteros civis e militares valem 11% das receitas. Adicionalmente, detém 50% da ArianeGroup (foguetões) e 37,5% da fabricante europeia de mísseis MBDA. A Airbus emprega 160 000 pessoas.
Segundo a Associação Internacional de Transporte Aéreo, 5 mil milhões de passageiros viajarão de avião este ano, um número recorde.
Para responder ao crescimento do tráfego e substituir aeronaves antigas e menos eficientes, a Airbus estima que, entre 2024 e 2043, as companhias aéreas irão adquirir mais de 42 000 aviões, dos quais 33 500 serão de médio curso (A320 e Boeing 737 MAX).
Fazer previsões a tão longo prazo pode parecer arriscado, mas a Airbus mantém confiança na sua visão do mercado. O tráfego aéreo já demonstrou resiliência, recuperando de forma significativa após crises (atentados de 2001, a crise financeira de 2008 e a pandemia de 2020).
Apesar da possibilidade de crises pontuais, os fundamentos do setor continuam sólidos, apoiados pelo crescimento populacional e o aumento da classe média, que permite a mais pessoas viajar de avião.
Embora a Boeing tenha enfrentado dificuldades significativas nos últimos anos, a Airbus tem beneficiado pouco. Por um lado, a Airbus também enfrenta problemas nas cadeias de produção e tem dificuldade em cumprir prazos de entregas. Ao mesmo tempo, a Airbus tem de manter a sua reputação e não pode ser vista apenas a aproveitar-se das falhas da Boeing.
Por fim, as companhias aéreas preferem manter relações comerciais com ambos os fabricantes. Embora já tenham sido afetadas pelos problemas da Boeing, não mudaram a estratégia. No entanto, já cansadas dos sucessivos problemas da Boeing, poderão, a prazo, optar por renovar a sua frota com aviões da Airbus.
O setor aeronáutico poderá ser bastante afetado pelas tarifas que Donald Trump pretende aplicar ao Canadá e ao México, países essenciais na complexa cadeia de produção da indústria. Esta medida poderá alterar a dinâmica concorrencial entre a Airbus e a Boeing.
No entanto, a Airbus tem mais flexibilidade geográfica: Toulouse, Hamburgo, Tianjin (China), Mirabel (Canadá) e uma fábrica no Alabama (80 aviões/ano). Esta presença nos EUA permite-lhe evitar taxas de importação sobre alguns modelos. Ao invés, a Boeing não tem linhas de montagem final na Europa.
Um agravamento das tensões comerciais poderia, assim, reforçar a posição a Airbus, especialmente na Ásia, onde beneficiaria de um aumento das trocas com a Europa.
Apesar do aumento dos gastos com a Defesa, a Airbus não conseguiu relançar o crescimento. Depois dos problemas com o avião de transporte militar A400M, enfrenta agora a concorrência da SpaceX, de Elon Musk, e os seus satélites.
A Airbus registou 1,5 mil milhões de euros em provisões nesta divisão, desde 2023. Agora, analisa várias opções, incluindo reestruturação, parcerias e fusões. Uma das hipóteses é a aquisição da divisão espacial da Thales.
Os desafios na cadeia de produção e a rentabilidade dececionante da divisão de Defesa & Espaço exigem atenção, mas são geríveis e não comprometem as perspetivas. A posição da Airbus, notoriedade da marca e diversidade da gama são trunfos que sustentam o seu crescimento.
Com um rácio cotação/lucro de 23,5, a valorização é elevada, mas está abaixo da média dos últimos 10 anos (29,3 vezes) e justifica-se pelas boas perspetivas do segmento dos aviões comerciais. Alteramos o conselho de vender para manter.