EDP: produção de energia sobe 14%
A EDP anunciou dados positivos sobre a sua atividade até setembro
A EDP anunciou dados positivos sobre a sua atividade até setembro
Apesar de só divulgar resultados a 6 de novembro, a EDP anunciou alguns dados positivos sobre a sua atividade até setembro. A produção de eletricidade subiu 14%, suportada pelo crescimento de 9% da capacidade instalada, para 32 GW.
A energia solar, principalmente na América do Norte, foi o segmento mais dinâmico. O grupo tem em construção 2,3 GW, o que indicia que cumprirá a meta de adicionar 2 GW em 2025.
Pela positiva, realce também para a subida de 24% do preço médio da eletricidade no mercado ibérico e para a estabilização do número de clientes no mercado liberalizado em Portugal face a junho.
Após os contratempos que levaram à revisão em baixa do investimento e do crescimento, a EDP anunciará as novas metas para o futuro a 6 de novembro, não se prevendo alterações na estratégia de aposta nas energias renováveis e nas redes de eletricidade, onde, ainda assim, reclama um quadro remuneratório mais favorável.
Os resultados do segundo semestre vão beneficiar de algumas vendas de ativos anunciadas pelo grupo, em linha com a sua estratégia de rotação de ativos. No entanto, por agora, mantemos as previsões de lucros por ação de 0,32 euros para 2025 e 2026.
Os primeiros dados da atividade são positivos e confirmam que o clima no setor está mais desanuviado. A EDP é uma empresa de qualidade que está bem diversificada. Pode comprar.