Amex, L’Oréal, Nestlé, TotalEnergies
Autor: Análise da equipa internacional de analistas da Euroconsumers

Nestlé corta 16 mil postos de trabalho
Autor: Análise da equipa internacional de analistas da Euroconsumers
Nestlé corta 16 mil postos de trabalho
Amex
Comprar
Os resultados trimestrais superaram as expectativas, com os gastos dos titulares dos cartões Amex a aumentarem 9% e o volume de negócios a crescer 11%. A Amex elevou agora o intervalo de previsão de volume de negócios e de lucro por ação para 2025.
A utilização do novo cartão Platinum, com comissões mais elevadas, superou as estimativas. Segundo a Amex, há condições para novos trimestres de crescimento.
Os consumidores com elevado poder de compra, principal público-alvo, continuam a beneficiar da valorização das bolsas norte-americanas, o que se reflete em maiores gastos com viagens e restauração. Estes resultados confirmam a solidez do modelo de crescimento.
A Amex mantém uma disciplina rigorosa na concessão de crédito e na qualidade dos portefólios, com taxas de incumprimento muito inferiores às dos bancos de retalho.
Essa robustez permite sustentar margens elevadas. Prossegue ainda a expansão da rede e parcerias nos mercados de maior crescimento (Ásia e a América Latina) e reforça a presença junto das PME. Por fim, as campanhas de marketing (millennials e a geração Z) estão a ter sucesso, com um aumento de titulares de cartões com menos de 35 anos.
A estratégia da Amex está a produzir resultados e permite apresentar perspetivas de crescimento muito positivas.
L’Oréal
Vender
Os grandes grupos de luxo multiplicam as iniciativas para dinamizar as vendas, através de aquisições e mudanças na administração. A mais recente é a compra, pela L’Oréal, das marcas de beleza da Kering, cuja concretização está prevista para o primeiro semestre de 2026.
Entrando numa nova fase sob uma nova administração, a francesa Kering, proprietária da Gucci, vai vender a divisão de beleza à L’Oréal por cerca de 4 mil milhões de dólares. A operação insere-se no plano de recuperação da Kering, afetada pela desaceleração das vendas, sobretudo na Gucci.
O negócio oferece à L’Oréal, líder mundial em cosmética, um acesso privilegiado a várias marcas de beleza oriundas da alta-costura (como Balenciaga) e reforça a sua presença no segmento premium da perfumaria, onde já atua com marcas como Prada e Yves Saint Laurent.
A L’Oréal poderá desenvolver gamas mais rentáveis de perfumes, cosméticos e cuidados da pele, o que contribuirá positivamente para a rentabilidade. Além disso, beneficiará da sua vasta rede de distribuição para partilhar capacidades de desenvolvimento, marketing. Atualmente, a L’Oréal gera 36,2% das receitas no segmento de luxo.
Apesar de a operação ser positiva, não recomendamos a compra de ações da L’Oréal. Aliás, este título está demasiado caro: venda.
Nestlé
Manter
A Nestlé apresentou indicadores encorajadores no terceiro trimestre. Este foi marcado por uma aceleração do crescimento orgânico para 4,3%, impulsionado por investimentos direcionados e uma gestão ativa dos preços. Todos os setores e regiões registaram crescimento orgânico, com forte dinamismo nas áreas do café, confeitaria e produtos para animais de companhia.
Em termos estratégicos, a Nestlé anunciou um plano de redução de 16 mil postos de trabalho (cerca de 6% do total) nos próximos dois anos, com o objetivo de poupar 3 mil milhões de francos suíços até ao final de 2027, face ao objetivo anterior de 2,5 mil milhões. Esta estratégia deverá reforçar a criação de valor a médio prazo, mantendo um perfil financeiro sólido apesar das pressões externas sobre as margens.
TotalEnergies
Manter
A TotalEnergies deverá registar um aumento dos lucros no terceiro trimestre graças ao crescimento da produção e à rentabilidade da refinação. A TotalEnergies anunciou para o terceiro trimestre de 2025 uma subida da produção de hidrocarbonetos para 2,5 milhões de barris por dia (+4% em termos homólogos), superando as previsões. Estas evoluções favoráveis deverão apoiar o aumento do fluxo de caixa.