A Nvidia é especializada no design de processadores gráficos (GPU) para computadores e servidores. O alto desempenho dos seus chips é particularmente adequado para tarefas que exigem um significativo poder de computação.
A empresa americana é a terceira maior capitalização bolsista e faz parte do conhecido grupo das ‘Magnificent Seven’ que têm vindo a ganhar uma importância colossal nas bolsas globais: Microsoft, Apple, Alphabet, Amazon.com, Nvidia, Meta Platforms e Tesla valem cerca de 30% da capitalização do índice norte-americano S&P 500 e mais de 60% do índice Nasdaq 100.
Há alguns anos, o surgimento da mineração de criptomoedas foi um grande impulsionador de crescimento para a Nvidia. Depois, com o lançamento em dezembro de 2022 do ChatGPT, a mais conhecida ferramenta de inteligência artificial generativa, a procura pelos seus processadores disparou. De facto, os seus inovadores chips são particularmente adequados para treinar modelos de IA.
Bem à frente da concorrência, a Nvidia cobra um preço elevado pelos seus produtos e viu a margem operacional disparar para 57,5% no terceiro trimestre de 2023/24 (fecho anual a 31/01) em comparação com 10,1% há um ano. Os especialistas em centros de dados e servidores informáticos esforçam-se para serem fornecidos e não perderem a disrupção prometida pela IA.
Com base na previsão da Nvidia de um aumento de 231% nas receitas no último trimestre do exercício de 2023/24 (anuncia resultados a 21/2), as receitas terão quintuplicado no espaço de cinco anos.
Após 1,76 dólares, em 2022/23, esperamos que o lucro por ação atinja 11,2 dólares em 2023/24 e dispare para 19,2 dólares em 2024/25!
Conselho
O crescimento dos lucros da Nvidia está a ser astronómico devido às promessas da inteligência artificial, a qual exige a modernização dos centros de dados e dos servidores de computadores. Prevê-se que a taxa de crescimento abrande nos próximos 2 a 3 anos, à medida que a concorrência aumenta. Por um lado, as rivais AMD e Intel preparam as armas. Por outro lado, a Microsoft e a Alphabet estão atualmente a desenvolver os seus próprios processadores para IA.
O rácio cotação/lucro previsto para 2024/25 da Nvidia deverá ser de 36, em comparação com 22 para o setor de semicondutores. Porém, tendo em conta a liderança tecnológica da Nvidia, não parece excessivo. Se já a tem em carteira, pode manter.