NOS: resultados continuam sólidos
Publicado em: 09 outubro 2023A NOS mantém o dinamismo nos resultados continuando a ser uma empresa financeiramente sólida.
A NOS mantém o dinamismo nos resultados continuando a ser uma empresa financeiramente sólida.
A NOS teve lucros de 0,16 euros por ação no primeiro semestre, menos 5,7% face a igual período de 2022. Em causa está a subida das amortizações, devido aos investimentos feitos no 5G, e sobretudo a forte degradação do resultado financeiro na sequência da subida das taxas de juro, apesar da dívida se manter controlada.
A nível operacional, as receitas cresceram 4,5%, graças ao aumento dos preços e ao maior número de serviços subscritos, o que impactou positivamente a receita média por cliente (+4,9%) no segmento residencial. O EBITDA aumentou 9,4%.
O grosso da implementação da rede 5G, por parte da NOS, está feito, o que já se refletiu numa diminuição de 20% do investimento no primeiro semestre.
Mas, no mercado em geral, falta criar soluções que permitam rentabilizar melhor o investimento feito na infraestrutura.
Por outro lado, a entrada da romena Digi no mercado nacional no início de 2024 continua a ser uma ameaça, já que significa um aumento da concorrência por parte de uma operadora low-cost que tem tido sucesso noutros mercados.
Mantemos as previsões de lucros por ação nos 0,27 euros em 2023 e 0,28 em 2024.
Apesar das incertezas quanto à rentabilização do 5G e à entrada da Digi em Portugal, os resultados da NOS mantêm uma boa dinâmica e a empresa é financeiramente sólida.
Pode manter.