Artigo Os seus direitos

Quais os países com as idades de reforma mais baixas e…mais altas?

reforma idades

A revisão da idade da reforma em França de 62 para 64 anos desencadeou a ira dos franceses, que se têm manifestado nas ruas desde janeiro de 2023.

Publicado em: 16 março 2023
Tempo estimado de leitura: ##TIME## min.

Partilhe este artigo

reforma idades

A revisão da idade da reforma em França de 62 para 64 anos desencadeou a ira dos franceses, que se têm manifestado nas ruas desde janeiro de 2023.

Portugal é um dos países onde a reforma chega mais tarde. E essa vai ser a tendência. Na Dinamarca, será aos 74 anos. Conheça as idades de reforma, na Europa, por país.
Se pudessem, os portugueses reformavam-se mais cedo. De preferência, antes dos 60 anos, revela um inquérito da DECO PROTESTE, conduzido entre abril e maio de 2022, em conjunto com as associações de consumidores suas congéneres na Bélgica, em Itália e em Espanha. Com efeito, esta foi a resposta de 83% dos inquiridos entre os 25 e 65 anos. Mas, à semelhança dos italianos, quase metade admite fazê-lo apenas entre os 66 e os 70 anos, muito provavelmente para evitar uma penalização severa no montante a receber. 

Em Portugal, a idade legal de acesso à pensão de velhice é, em 2023, de 66 anos e 4 meses. No ano passado, era de 66 anos e 7 meses, mas, devido ao aumento da mortalidade causada pela pandemia covid-19, baixou três meses. Em 2024, manter-se-á nos 66 anos e 4 meses. 

De acordo com a OCDE, o nosso país é dos poucos a indexar a idade da reforma à esperança de vida. Os restantes são os Países Baixos, Itália, Grécia, Finlândia, Estónia e Dinamarca.

As análises e os conselhos dos nossos especialistas estão reservados para subscritores.

Crie uma conta, gratuitamente, para ler este conteúdo exclusivo e receba 5 créditos para aceder a:

  • Conselhos financeiros e estratégias independentes.
  • Análises aos produtos mais rentáveis.
  • Carteira virtual para gerir os seus investimentos.