- Tudo sobre reforma e PPR por Proteste Investe
- Os seus direitos
- Notícias sobre os seus direitos
- Pensionistas com pagamento extraordinário em outubro
Pensionistas com pagamento extraordinário em outubro
Há 6 meses - 6 de setembro de 2022
Além do pagamento extra, as pensões de reforma serão atualizadas em janeiro de 2023.
Os reformados vão ter já em outubro um aumento extraordinário correspondente a mais 50% do valor habitual da pensão, que será pago apenas no próximo mês. Não são abrangidos os pensionistas que recebem mais de 5 265,72 euros ao mês (valor superior a 12 indexantes dos apoios sociais).
No pacote de medidas anunciado com o plano de apoio às famílias, para atenuar os efeitos da inflação que atinge os 9% (a meta é estabilizar numa taxa de inflação de 2%), está também a proposta para a atualização das pensões a partir de janeiro de 2023.
O Governo decidiu, porém, suspender a atualização automática das pensões, que variava entre 7 e 8%, reduzindo para metade. Os valores anunciados para esta atualização variam entre 3,53% e 4,43%, dependendo do valor das pensões. As pensões até 886 euros vão aumentar 4,43%, enquanto as pensões cujo valor oscila entre os 886 e os 2.659 euros vão aumentar 4,07%. As restantes pensões, sujeitas a atualização tendo em conta a fórmula legal em vigor, terão um aumento de 3,53%.
Os pensionistas já tinham tido um aumento extra este ano, que abrangeu 2,3 milhões de pessoas, para garantir que as pensões mais baixas tivessem um aumento mínimo de dez euros.
Apesar de o Governo garantir que a soma do suplemento extraordinário com o aumento previsto para janeiro repõe integralmente a atualização do poder de compra dos pensionistas em 2023, a medida acaba por prejudicar, futuramente, os pensionistas, no entender da DECO PROTESTE. Isto porque o adiantamento pago em outubro é realizado a título excecional e não aumenta, de forma permanente, o valor das pensões. Só a atualização de janeiro irá alterar, em definitivo, o valor oficial das pensões, que passará a ter um montante inferior àquele que teria se tivesse sido aplicado o aumento de 7 a 8%, inicialmente previsto.
Conheça ainda no site da DECO PROTESTE as restantes medidas de apoio às famílias anunciadas pelo Governo.
O conteúdo deste artigo pode ser reproduzido para fins não-comerciais com o consentimento expresso da DECO PROTESTE, com indicação da fonte e ligação para esta página. Ver Termos e Condições.