Na prática, significa que o PPR é formalmente reconhecido como um produto que promove critérios ambientais e sociais na sua política de investimento. Pelo menos 80% da carteira será composta por fundos e ETF ligados à sustentabilidade.
Embora a certificação tenha sido atribuída apenas este mês, esta política já era seguida pelo PPR DECO PROteste desde a sua criação, reforçando a consistência da sua estratégia.
Como investe o PPR DECO PROteste
A carteira de investimento do PPR DECO PROteste tem como política de investimento a referência de cerca de 74% de fundos e ETF de mercados de ações, sobretudo das principais regiões desenvolvidas (América do Norte, Europa Ocidental e Japão) e 24% de fundos e ETF de mercados de obrigações.
Na prática, estas percentagens oscilam consoante as perspetivas e as condições dos diferentes mercados. Podem ser efetuados investimentos noutras zonas geográficas, como os mercados emergentes. O restante está reservado para liquidez, uma componente imprescindível na gestão quotidiana dos fundos.
A escolha dos mercados e dos produtos assenta nas metodologias da DECO PROteste Investe, cujas estratégias privilegiam os fundos e ETF de ações norte‑americanas dada a importância e potencial deste mercado.
Entre as obrigações, além da dívida soberana em dólares dos EUA, um valor de refúgio, parte das carteiras estão alocadas aos fundos e ETF de obrigações high yield, cujo potencial é mais atrativo a longo prazo.
A carteira do PPR DECO PROteste possui igualmente uma exposição setorial, nomeadamente nas áreas das energias alternativas, água e mobilidade.
Rentabilidade e risco do PPR
A estratégia dinâmica da DECO PROteste Investe, na qual se baseia a política de investimento do PPR, obteve 5,1% ao ano (em média), nos últimos 10 anos. Desde que foi lançado, no final de outubro de 2023, o PPR DECO PROteste apresenta um ganho acumulado de 7,3% (até 30 de setembro). Em 2024, valorizou 7,7%.
Como qualquer produto, ganhos passados não garantem rentabilidades futuras. À semelhança dos fundos de investimento, este plano de poupança‑reforma não garante um nível de rendimento, tão‑pouco o reembolso do capital aplicado.
Por isso, indicado para quem ainda está longe da reforma, tem condições para aceitar o risco e tolerar oscilações do valor do património. Com base na carteira do fundo o risco é de 4 numa escala de 1 a 7.
Descubra mais informação sobre o PPR DECO PROteste
Para subscrever o PPR e aceder aos documentos legais do fundo aceda à página dedicada do nosso parceiro.
O conteúdo deste artigo pode ser reproduzido para fins não-comerciais com o consentimento expresso da DECO PROteste, com indicação da fonte e ligação para esta página. Ver Termos e Condições.