Artigos Fundos PPR e fundos de pensões

Fundos PPR: parceria com a Optimize termina. E agora?

Pensões caem a pique

O potencial do PPR DECO PROteste é elevado

Publicado em: 16 dezembro 2025
Tempo estimado de leitura: ##TIME## min.

Partilhe este artigo

Pensões caem a pique

O potencial do PPR DECO PROteste é elevado

Depois de uma reavaliação, a parceria com a Optimize chegou ao fim. Os PPR da Optimize já não eram Escolha Acertada há alguns anos, tendo perdido a hegemonia de outros tempos.

Com o fim da parceria, algumas das vantagens desaparecem como o prémio anual de fidelização e a ausência de comissões de subscrição e de resgate.

Optimize PPR/OICVM Moderado, Optimize PPR/OICVM Equilibrado e Optimize PPR/OICVM Ativo são os fundos ao abrigo desta parceria. Assim, é natural que quem tem um destes três fundos PPR se questione sobre o que fazer agora. Deve manter ou transferir? E para quais?

Tem preocupações com a sustentabilidade? O PPR DECO PROteste, apesar de recente, é uma opção 

Ainda não é Escolha Acertada, pois tem menos de dois anos e o rendimento está em crescimento. Mas o potencial é elevado, obedecendo a critérios ESG (ambientais, sociais e de Governance). É especialmente interessante para quem ainda está longe da reforma, pois a carteira de investimentos aposta maioritariamente em ações (cerca de 70%), seguindo a carteira dinâmica da DECO PROteste Investe. 

A estratégia dinâmica da DECO PROteste Investe rendeu 2,9% ao ano, em média, nos últimos 10 anos, à data de 28 de novembro de 2025 na carteira dinâmica.  

O PPR DECO PROteste está isento de comissão de subscrição. Só há lugar ao pagamento de comissão de resgate de 1% se decorrerem menos de 12 meses entre a subscrição e o resgate. O encargo de gestão anual máxima é de 1,5%, e a comissão de depósito anual de 0,08 por cento. Estes dois encargos são deduzidos ao valor do património do fundo, ou seja, o rendimento apresentado já está deduzido desses custos.  

Qualquer pessoa pode subscrever este PPR, mas os subscritores da DECO PROteste Investe beneficiam de um prémio de fidelização anual de 0,2%. Já os subscritores da DECO PROteste será de 0,1%. 

A subscrição inicial pode ser realizada a partir de 1500 euros (500 para menores de idade). As entregas subsequentes (não obrigatórias) terão um valor mínimo de 500 euros. Contudo, se efetuadas por débito direto têm um valor mínimo de 50 euros. Para mais informações visite o site do parceiro Golden SGF.

A transferência dos PPR da Optimize não tem nenhum custo, já que nenhum deles tem capital garantido, e para efeitos fiscais serão mantidas as datas de subscrição iniciais.

Para transferir, preencha o formulário

Alves Ribeiro PPR na liderança da sua classe de risco há vários anos 

É uma das nossas Escolhas Acertadas e um dos melhores PPR do mercado para quem ainda está longe da reforma e aceite um risco moderado, pois aplica menos de 30% em ações e tem sido o melhor da classe de risco intermédio há vários anos. Rendeu 5,1% nos últimos 12 meses e 3,4% ao ano nos últimos cinco anos (à data de 28 de novembro de 2025).  

É gerido e comercializado pelo Banco Invest, entidade com a qual negociámos condições vantajosas para os nossos subscritores. Esta parceria está acessível a todos os subscritores das publicações da DECO PROteste e com condições ainda melhores para os subscritores da DECO PROteste Investe.

Para subscrever o fundo Alves Ribeiro PPR é obrigatório proceder à abertura de conta junto do Banco Invest com um montante mínimo de 1000 euros, que será utilizado na íntegra na subscrição deste produto. A referida conta à ordem está isenta de custos de manutenção e também não existem custos de subscrição. 

Os subscritores da DECO PROteste Investe beneficiam de um prémio de fidelização anual de 0,2%. O prémio é calculado diariamente: a taxa aplicada ao valor acumulado do fundo é dividida pelos 365 dias do ano.

Esse valor é convertido em pontos, em que 1 ponto equivale a 1 euro, podendo utilizá-los para subscrever novas unidades de participação. Os pontos acumulados até ao final de cada ano civil, e que não tenham sido utilizados, serão convertidos em euros e reverterão exclusivamente para a subscrição de unidades do fundo Alves Ribeiro PPR, até 31 de janeiro de cada ano.

Em caso algum haverá lugar ao pagamento de comissão de subscrição sobre o montante entregue pelo investidor. Subscreva. A transferência do PPR não tem nenhum custo e, para efeitos fiscais, serão mantidas as datas de subscrição iniciais. 
 
Conheça todas as vantagens para subscritores. Atualmente, há 6 PPR eleitos pela DECO PROteste Investe: um seguro de capital garantido e cinco sob a forma de fundo sem garantia de capital. Conheça todas as Escolhas Acertadas no nosso comparador de fundos PPR.

O conteúdo deste artigo pode ser reproduzido para fins não-comerciais com o consentimento expresso da DECO PROteste, com indicação da fonte e ligação para esta página. Ver Termos e Condições.