Herdei uma casa: como transformá-la num investimento lucrativo?
Autor: Equipa da DECO PROteste Investe
Planeie os custos relativos a impostos para a venda ou arrendamento.
Autor: Equipa da DECO PROteste Investe
Planeie os custos relativos a impostos para a venda ou arrendamento.
Depende do seu objetivo financeiro e do risco que pretende assumir.
A venda do imóvel gera liquidez imediata e pode ser reinvestida ou utilizada para amortização de dívidas.
Arrendar proporciona uma renda estável e uma valorização do ativo ao longo do tempo.
Para definir o preço de venda do imóvel avalie o mercado (imóveis similares na mesma localização), e realize uma inspeção técnica do estado geral do imóvel.
Pode fazer diversas melhorias no imóvel sem comprometer o investimento (pintura geral do imóvel, iluminação e melhoramentos na cozinha, por exemplo). Por outro lado, se for proprietário da totalidade do prédio pode constituí-lo em propriedade horizontal. Ao vender as frações em separado irá aumentar o preço de venda e reduzir tempo no mercado.
Planeie antecipadamente os impostos sobre mais-valias, os custos de escritura, registos, eventuais comissões de mediação ou obras.
A venda é indicada quando precisa de liquidez, o imóvel tem elevada procura de compra ou requer obras dispendiosas.
O arrendamento é interessante quando há estabilidade na procura, e potencial de valorização. Compare cenários de 5 a 10 anos considerando renda líquida, tempo de desocupação, manutenção e evolução de preços.
Planeie as mais-valias, escritura e registos, mediação imobiliária e obras. Se optar pelo arrendamento, considere o IMI, condomínio, seguros e obras de manutenção.