Artigos

Fundos Optimize Seleção: fim da parceria

Fundos de investimento

Recomendamos que proceda ao resgate das unidades de participação.

Publicado em: 16 dezembro 2025
Tempo estimado de leitura: ##TIME## min.

Partilhe este artigo

Autor:  Equipa da DECO PROteste Investe

Fundos de investimento

Recomendamos que proceda ao resgate das unidades de participação.

A parceria com a Optimize chegou ao fim. O que deve fazer aos fundos Selecção?

A Optimize e a DECO PROteste vão terminar a parceria relativa aos fundos Optimize Selecção.

Nestes produtos, lançados em 2015, a Optimize replicava as estratégias de carteira definidas pela DECO PROteste Investe, nomeadamente a composição dos ativos e os fundos e ETF recomendados.

Após dez anos, a parceria chega agora ao seu término.

As razões para a parceria

Em 2015, os fundos Selecção foram concebidos para facilitar a replicação das nossas estratégias. Constituir uma carteira diversificada por vários mercados recomendados, incluindo emergentes e de obrigações, era uma tarefa desafiante. Há 10 anos, a oferta de fundos de investimento e, sobretudo de ETF, era limitada e as comissões de negociação elevadas.

Agora, os custos de corretagem associados aos ETF desceram substancialmente. Esta evolução, ligada às corretoras online, permite a compra e venda de ETF com montantes mínimos muito mais baixos. Saiba quais as corretoras mais baratas.

Replicar e diversificar bem uma carteira com alguns fundos e ETF passou a ser uma tarefa bastante mais simples, acessível e barata. Sob esse prisma, a parceria Selecção tornou-se atualmente bastante menos relevante.

O que fazer?

Assim, a partir do final de janeiro de 2026, as carteiras dos fundos Optimize Selecção Defensiva, Optimize Selecção Base e Optimize Selecção Agressiva irão deixar de acompanhar as nossas estratégias.

Se investiu em algum destes três fundos, dado que as premissas se alteraram, recomendamos que proceda ao resgate das unidades de participação.

Como reinvestir?

Quanto às quantias resultantes do resgate, pode seguir vários rumos de reinvestimento:

  • Abordagem mais simples

É possível investir de forma rentável com apenas dois ETF, construindo uma carteira simples, diversificada e fácil de gerir, mesmo num universo vasto de produtos disponíveis.

A chave está na escolha adequada dos dois ETF assente em reforços regulares e numa abordagem de longo prazo do tipo buy and hold.

  • Mantenha uma replicação mais completa

Consulte as várias categorias incluídas nas três estratégias de carteira e reparta o investimento por ETF dedicados a cada mercado.

Tendo em conta que as políticas de investimento dos ETF são idênticas dentro de cada categoria, qualquer um dos produtos mais bem classificados é uma opção viável.

Logo se não encontra na sua corretora, o ETF que está no topo da classificação, é provável que possa negociar outro também que esteja entre os mais bem avaliados.

  • Dedique parte do montante a um PPR

Os Planos Poupança-Reforma podem ser igualmente uma forma de aplicar a generalidade das poupanças.

Ao não declarar as entregas realizadas no IRS, não beneficia da dedução à coleta do imposto. Porém, também não fica “preso” às limitações no resgate dos PPR, como a reforma por velhice.

E beneficiará sempre de uma tributação mais favorável sobre as mais-valias quando resgatar.

Se tem preocupações com a sustentabilidade dispõe do PPR DECO PROteste, o qual parte de uma política de investimento idêntica à nossa estratégia dinâmica.

Consulte igualmente as nossas Escolhas Acertadas de PPR para outros perfis de investimento.

 

O conteúdo deste artigo pode ser reproduzido para fins não-comerciais com o consentimento expresso da DECO PROteste, com indicação da fonte e ligação para esta página. Ver Termos e Condições.