Análise

5 fundos a ganhar mais de 40%

Publicado em:  18 março 2024
Tempo estimado de leitura: ##TIME## min.

Partilhe este artigo

O bom momento dos mercados permite que muitos fundos e ETF de ações esteja a acumular ganhos acima de 40% nos últimos doze meses. São uma boa aposta?

Uma das regras básicas do investimento é: rentabilidades passadas não garantem ganhos futuros. De facto, as colossais valorizações de alguns tipos de fundos/ETF de ações podem ser um atrativo, mas devem igualmente ser um alerta.

Por um lado, significa que os respetivos mercados estão a beneficiar do favor dos investidores e um momentum positivo é uma força poderosa de valorização. Por outro, subidas astronómicas podem esconder euforias irracionais. É o fenómeno do FOMO – fear of missing out, ou seja, comprar apenas por receio de perder o comboio dos ganhos. Esta abordagem faz com que se pague em demasia pelos ativos. Por exemplo, seria como pagar 10 milhões de euros por um Ferrari de série.

5 fundos em destaque

Sem surpresa, as maiores valorizações têm-se registado nos ETF de ações dedicados a temas tecnológicos específicos, mas a Índia e o nuclear também se destacam.

WISDOMTREE BLOCKCHAIN ETF

Variação 12 meses: 117,7%

Código ISIN: IE000940RNE6

Cotação: 30,33 EUR; Xetra - Frankfurt

Ações: Cleanspark, Marathon Digital Holdings, Coinbase, Riot Platforms, Robinhood Markets…

Na liderança estão produtos como o ETF WisdomTree Blockchain, especializado em empresas ativas na tecnologia da blockchain, ou seja, sobretudo na área dos criptoativos. Este ETF mais do que duplicou de valor num ano (117,7%) graças à renovada euforia em torno da Bitcoin, a qual atingiu novos máximos nas últimas semanas. Porém, a blockchain continua a ser indistinguível do “mundo cripto”, onde o risco é demasiado elevado (oscilações muito acentuadas). Fique afastado.

VANECK SEMICONDUCTOR ETF

Variação 12 meses: 76,2%

Código ISIN: IE00BMC38736

Cotação: 37,35 EUR; Xetra - Frankfurt

Ações: Nvidia, Broadcom, ASML, TSMC, AMD…

Com uma valorização de 76,2%, o ETF VanEck Semiconductor. Com efeito, os semicondutores beneficiam de todo o processo de digitalização mesmo que diminua a euforia com a IA, além do conflito entre Pequim e Washington trazer mais apoios públicos. Não obstante, é inquestionável que o setor valorizou consideravelmente e o risco de deceção a médio prazo não pode ser descartado. Não dedique mais do que 5% da carteira a este tipo de ETF. Se o peso se tornou excessivo, encaixe mais-valias e reduza a posição.

XTRACKERS NASDAQ 100 ETF

Variação 12 meses: 48,8%

Código ISIN: IE00BMFKG444

Cotação: 37,78 EUR; Xetra - Frankfurt

Ações: Microsoft, Apple, Amazon.com, Nvidia, Broadcom…

Os ETF que replicam o Nasdaq 100 estão a acumular ganhos perto dos 50%. Uma performance favorecida pela hegemonia e dinamismo das grandes tecnológicas norte-americanas (as 7 Magníficas). Apesar desse enviesamento tech, os ETF da Nasdaq 100 permanecem uma opção atrativa para investir no incontornável mercado acionista norte-americano.

JUPITER INDIA SELECT

Variação 12 meses: 58,2%

Código ISIN: LU0329070915

Valor da UP: 33,09 EUR; BiG, Best; B. Invest

Ações: Godfrey Phillips India, Indian Oil, Hcl Technologies, Bharat Petroleum…

A Índia é vista como a grande beneficiária dos crescentes desafios da China e tem captado as atenções dos investidores. O fundo Jupiter India Select ganha 58,2%. Porém, os rácios de valorização da bolsa de Bombaim estão em níveis demasiado elevados, refletindo um otimismo excessivo. De momento, consideramos que o risco de deceção é elevado, pelo que não recomendamos.

GLOBAL X URANIUM ETF

Variação 12 meses: 44,3%

Código ISIN: IE000NDWFGA5

Cotação: 14,21 EUR; Xetra - Frankfurt

Ações: Cameco, Nexgen Energy, Joint Stock Company National, Uranium Energy, Paladin Energy…

As necessidades da transição energética fizeram renascer o interesse no nuclear e no urânio. Esta matéria-prima e as empresas do setor valorizaram consideravelmente. O 
potencial é inegável, mas as commodities são voláteis e a energia nuclear é pouco consensual. Neste contexto, se o seu peso se tornou excessivo (pesa mais de 5% da carteira), reduza a posição e encaixe as mais-valias.

O conteúdo deste artigo pode ser reproduzido para fins não-comerciais com o consentimento expresso da DECO PROteste, com indicação da fonte e ligação para esta página. Ver Termos e Condições.