Análise

Países emergentes: Brasil corta juros, mas outros mantêm

Publicado em:  25 setembro 2023
Tempo estimado de leitura: ##TIME## min.

Partilhe este artigo

Os países emergentes continuam a adotar medidas para controlar a inflação, optando por manter ou cortar as taxas de juro diretoras.

O banco central do Brasil não causou surpresa ao cortar a taxa diretora em 0,5% para 12,75% e prevê reduções idênticas nas próximas reuniões.

Apesar disso, reconhece que as medidas mais recentes de inflação subjacente estão em queda, mas ainda se situam acima da meta.

O banco central estima uma inflação de 5% em 2023 e 3,5% em 2024. A meta é de crescimento de preços de 3,25% em 2023 e depois de 3% até 2026, com tolerância de ±1,5%.

Na Indonésia, o banco central manteve a taxa diretora em 5,75% pela oitava vez consecutiva, em linha com o esperado e afirmando que o nível atual é suficiente para manter a inflação controlada.

Por fim, o banco central sul-africano manteve a taxa nos 8,25%, como previsto, mas enfatizou que a luta contra a inflação ainda não terminou.

O conteúdo deste artigo pode ser reproduzido para fins não-comerciais com o consentimento expresso da DECO PROteste, com indicação da fonte e ligação para esta página. Ver Termos e Condições.