Análise

Zona euro: atividade em contração

Publicado em:  28 agosto 2023
Tempo estimado de leitura: ##TIME## min.

Partilhe este artigo

As perspetivas para os próximos trimestres mantêm-se pouco animadoras para a economia na zona euro.

Apesar da recuperação da economia da zona euro no segundo trimestre, a atividade está em dificuldades, nomeadamente na indústria e assente apenas no impulso dos serviços.

Agora, o último indicador PMI mostra que a contração está a afetar todos os setores de atividade.

Para agosto, revela que os serviços passaram a estar em contração: 48,3 pontos contra 50,9 em julho e é o pior resultado em 30 meses.

O índice compósito, que mede a atividade global, está agora em apenas 47 pontos. As perspetivas para os próximos trimestres mantêm-se, por conseguinte, pouco animadoras.

Perante esta realidade, os investidores começaram a apostar que o Banco Central Europeu não irá aumentar as taxas diretoras em setembro.

Uma aposta que pesou sobre o valor cambial do euro, o qual regressou para níveis próximos de 1,08 dólares.

Não recomendamos fundos de ações da zona euro, mas as obrigações da moeda única continuam a ser uma opção para diminuir o risco global da sua carteira.

O conteúdo deste artigo pode ser reproduzido para fins não-comerciais com o consentimento expresso da DECO PROteste, com indicação da fonte e ligação para esta página. Ver Termos e Condições.