Citando, quer a fraqueza da coroa norueguesa, que aumenta o preço dos bens importados e contribui para o aumento dos preços no consumidor, quer o forte aumento dos salários, o Norges Bank elevou a principal taxa diretora em 0,25% para 3,25%.
Uma decisão lógica e expectável. Mas, ao mesmo tempo, todos os meses, o Norges Bank continua a vender 1400 milhões de coroas norueguesas (120 milhões de euros) e a comprar moeda estrangeira em nome do governo de Oslo.
A Noruega aproveita os lucros inesperados do petróleo e do gás para gastar (em moeda local) e poupar mais (em moeda estrangeira).
Porém, prossegue com estes movimentos (vendas de coroas nos mercados cambiais) numa altura em que o banco central está preocupado com o impacto na inflação do enfraquecimento da coroa.
Ao mesmo tempo, os investidores vêem-no como um sinal de que a Noruega não quer realmente uma coroa forte.
Na expectativa de, a longo prazo, a coroa recuperar da atual e substancial subvalorização face ao euro, os fundos de obrigações denominadas em NOK podem ser uma aposta relativamente atrativa para diversificar a carteira.
Recomendamos o Nordea Norwegian Bond.
O conteúdo deste artigo pode ser reproduzido para fins não-comerciais com o consentimento expresso da DECO PROteste, com indicação da fonte e ligação para esta página. Ver Termos e Condições.