Análise

Carlos III em moedas de ouro: investir?

carlos iii

O Rei D. Carlos III é coroado a 6 de maio de 2023.

Publicado em: 05 maio 2023
Tempo estimado de leitura: ##TIME## min.

Partilhe este artigo

carlos iii

O Rei D. Carlos III é coroado a 6 de maio de 2023.

Imediatamente após a morte de Isabel II, a casa da moeda inglesa colocou novas moedas com a efígie do novo rei Carlos III. É um bom investimento?

Com a ascensão ao trono de Carlos III, a casa da moeda inglesa teve de começar a trabalhar para cunhar o soberano dourado dedicado ao novo rei.

O soberano é a moeda inglesa por excelência cunhada há cinco séculos, salvo algumas interrupções importantes (séculos XVII e XVIII e algumas décadas do século XX, após o colapso do padrão-ouro).

É uma moeda de 2,2 centímetros de diâmetro que contém 916,7/1000 de ouro. O peso em ouro é de 7,32 gramas, ou seja, 0,2354 onças.

Aos preços atuais (5 de maio de 2023) do ouro, cerca de 59 euros por grama, estas moedas valem cerca de 432 euros.

Realizando uma pequena pesquisa de mercado, detetámos os preços de venda online a partir de 460 euros se quiser comprar uma libra de ouro com a Rainha Isabel II (o chamado novo posto de cunhagem de 1974) e de 470 euros da Rainha Vitória.

No site de um banco nacional encontrámos libras com um preço de referência, 517,39 euros!

Encontrar preços de compra para quando deseja vender é menos comum, mas para as mesmas moedas, vimos “ofertas” de 380 euros e 402 euros.

Sim, se comprar libras e revendê-las em cinco minutos poderá perder 58 euros (460-402) ou mais, o equivalente a cerca de 13% do valor da moeda à cotação de mercado.

Não é uma constatação surpreendente e sempre ficou patente nos testes práticos que realizámos no passado. Este custo, meio oculto, chama-se spread (para quem investe em ouro) e é a remuneração as entidades que fazem o trabalho de negociação de ouro.

Deve sempre procurar as melhores ofertas contactando várias entidades, mas o investimento em ouro está sempre sujeito a este spread. Na compra pagará muito acima do valor de mercado do ouro e quando vender receberá bastante menos.

É uma das razões pelas quais não é recomendável recorrer a moedas de ouro como forma de investimento no metal dourado.

Para aqueles que querem investir em ouro recomendamos a compra através de ETF, fundos negociados em bolsa e que detêm, muitas vezes, ouro físico nas suas “carteiras”.

Os custos de negociar e deter estes produtos são muito mais reduzidos. Embora possam depender do montante poderão ser inferiores a 1%. A desvantagem é que não tem o conforto psicológico de ter consigo o ouro físico.

Outra razão para evitar as moedas de ouro reside no facto de que existem elevados custos de custódia (cofre, para ser claro, ou, em qualquer caso, o risco de roubo ou perda se decidir manter as moedas consigo).

Tenha cuidado igualmente ao comprar moedas comemorativas. O preço poderá não ser apenas o do ouro, mas também o do alegado valor numismático.

Se não é conhecedor e colecionador de moedas está a realizar um investimento ainda mais incerto. Verifique sempre os preços.

Por exemplo, o facto de as moedas serem novas (não circuladas) tem um custo. Se comprar uma libra e não quer que perca valor, então terá de ter muito cuidado ao armazená-la.

 

O conteúdo deste artigo pode ser reproduzido para fins não-comerciais com o consentimento expresso da DECO PROteste, com indicação da fonte e ligação para esta página. Ver Termos e Condições.