Análise

A especulação sobre o preço do gás natural

Publicado em:  22 março 2022
Tempo estimado de leitura: ##TIME## min.

Partilhe este artigo

O gás natural também tem estado em foco, nos mercados de investimento, tal como o petróleo. Existem ETF que permitem especular sobre uma maior subida ou descida do gás.

Energia em ebulição

O preço do barril de petróleo já esteve a aumentar 70% face ao final de 2021. Agora, após uma correção, está “apenas” 30% acima dessa fasquia.

Os mercados de energia estão extremamente voláteis e o gás natural tem sofrido igualmente oscilações muito elevadas. Já referimos que é relativamente simples especular sobre a evolução do preço do petróleo, mas também existem instrumentos idênticos para o gás natural.

Especular na subida do gás

Através de ETF pode obter ganhos (ou perdas) diretamente proporcionais à valorização da matéria-prima. Para o gás natural, dispõe do WisdomTree Natural Gas, cotado em Frankfurt.

No entanto, ao contrário do petróleo, o mercado do gás natural está muito fragmentado e os preços variam bastante entre si. No mercado europeu o gás subiu 55% num mês, mas aquele ETF ganhou apenas 8%.

Erro? Não. Trata-se de uma evolução idêntica à desta matéria-prima, não na Europa, mas sim nos Estados Unidos, onde não há dependência do gás russo, mas que reflete o efeito geral da disrupção dos mercados.

Especular na descida

Também pode especular numa inversão do movimento de subida da cotação do gás natural, através de ETF reconhecíveis pela presença da palavra short (curto) na sua designação.

Imaginemos que o preço do gás desce 1% hoje, o ETF ganhará 1% (antes de custos e impostos). É um “processo” repetido todos os dias. É caso do WisdomTree Natural Gas 1x Daily Short.

Portanto, não permite beneficiar de tendências de quedas por períodos longos. Nunca mantenha por mais de alguns dias dado que, além do elevado risco, a relação inversa perde-se.

Altíssimo risco

A aposta neste tipo de ETF por períodos curtos de tempo pode permitir obter elevadas mais-valias, mas o risco está bem à altura do potencial.

Ao contrário de outros mercados, a paciência e o longo prazo não chegarão para recuperar as perdas. Se é um investidor prudente deve ficar afastado destes produtos. Se, apesar do risco, quiser avançar pela especulação, nunca aplique mais do que 5% do total da carteira.

 

O conteúdo deste artigo pode ser reproduzido para fins não-comerciais com o consentimento expresso da DECO PROteste, com indicação da fonte e ligação para esta página. Ver Termos e Condições.