Nos últimos cinco anos, o setor da robótica e automação gerou um retorno médio anual de 15,9%, bastante acima dos 10% obtido pela média das bolsas mundiais. E é um setor que ainda oferece um grande potencial de crescimento.
Uso generalizado
No passado, a robótica estava ligada sobretudo aos robôs industriais para, por exemplo, utilização em fábricas. Mas os avanços na tecnologia tornaram-nos mais pequenos, mais eficientes e mais inteligentes e, por vezes, com alguma capacidade para autoaprendizagem. Hoje em dia, a robótica é usada em larga escala: robôs para gestão logística em armazéns, aspiradores, robôs cirúrgicos, entre outros.
Os avanços tecnológicos, a escassez de mão-de-obra, aumento dos salários e a transição energética são fatores que favorecem a robotização da sociedade. A ascensão da inteligência artificial anda de mãos dadas com a robotização e pode até dar-lhe um impulso. Muitos países como a China, Alemanha, Japão, EUA e a Coreia do Sul e também a União Europeia estão a criar programas de desenvolvimento para apoiar a robotização.
Perspetiva versus cotações
Apesar das boas perspetivas de crescimento, as empresas do setor da robótica estão sobrevalorizadas. Se observarmos os valores do último semestre, os ETF do setor da robótica tinham carteiras cujas empresas negociavam em torno de 41 vezes os lucros por ação. Um ETF de ações globais apresentava um valor comparável de 32. Portanto, o risco é elevado e, na atual conjuntura de subida dos juros, a aposta terá resultados ainda mais incertos.
Se, apesar disso, quiser apostar nesta área não lhe dedique mais de 5% da sua carteira. Pode investir através de vários fundos e ETF ou via ações.
Fundos e ETF
- L&G ROBO Global Robotics and Automation ETF USD Acc
(ISIN: IE00BMW3QX5) - ROBO Global Robotics and Automation Index ETF
(ISIN: US3015057074) - Pictet-Robotics-R USD
(ISIN: LU1279333832)
Ações
Para o investimento direto em ações, há duas empresas, que acompanhamos e que podem beneficiar do crescimento da robotização, com conselho de compra: ASML Holding e Autodesk.
O conteúdo deste artigo pode ser reproduzido para fins não-comerciais com o consentimento expresso da DECO PROteste, com indicação da fonte e ligação para esta página. Ver Termos e Condições.