Investir em robótica através de fundos e ações
Publicado em: 10 fevereiro 2022Autor: Euroconsumers
Nos últimos cinco anos, o setor da robótica e automação gerou um retorno médio anual de 15,9%, bastante acima dos 10% obtido pela média das bolsas mundiais. E é um setor que ainda oferece um grande potencial de crescimento.
Uso generalizado
No passado, a robótica estava ligada sobretudo aos robôs industriais para, por exemplo, utilização em fábricas. Mas os avanços na tecnologia tornaram-nos mais pequenos, mais eficientes e mais inteligentes e, por vezes, com alguma capacidade para autoaprendizagem. Hoje em dia, a robótica é usada em larga escala: robôs para gestão logística em armazéns, aspiradores, robôs cirúrgicos, entre outros.
Os avanços tecnológicos, a escassez de mão-de-obra, aumento dos salários e a transição energética são fatores que favorecem a robotização da sociedade. A ascensão da inteligência artificial anda de mãos dadas com a robotização e pode até dar-lhe um impulso. Muitos países como a China, Alemanha, Japão, EUA e a Coreia do Sul e também a União Europeia estão a criar programas de desenvolvimento para apoiar a robotização.