Artigo

Pandemia agrava-se na Índia e compromete recuperação

Publicado em:  26 maio 2021
Tempo estimado de leitura: ##TIME## min.

Partilhe este artigo

Autor:  Jorge  Duarte

Autor:  Euroconsumers 

Com a dívida pública em alta e o aumento da pobreza, a crise vai deixar marcas duradouras no potencial de crescimento económico da Índia. 

Um país federal de 1,4 mil milhões de pessoas com 28 estados e 8 territórios autónomos, a Índia não brilha pela eficiência. Uma realidade evidenciada pela gestão da pandemia. Com base num estudo que anunciava que 60% da população já tinha anticorpos, o governo central assumiu, no início de fevereiro, que a imunidade coletiva estava atingida. A vacinação já nem sequer era uma prioridade. 

Um dos principais produtores do mundo, a Índia exportou a maioria das vacinas que produziu. Pior ainda, dezenas de milhões de hindus reuniram-se para se purificarem no Ganges, como fazem de três em três anos. As consequências foram dramáticas. Com 400 mil novos casos de infeção e vários milhares de mortes por dia, a Índia tornou-se o epicentro global da covid. O sistema de saúde está sobrecarregado e a escassez de bens como o oxigénio, levou mais de 40 países a enviarem ajuda médica de emergência.

As análises e os conselhos dos nossos especialistas estão reservados para subscritores.

Crie uma conta, gratuitamente, para ler este conteúdo exclusivo e receba 5 créditos para aceder a:

  • Conselhos financeiros e estratégias independentes.
  • Análises aos produtos mais rentáveis.
  • Carteira virtual para gerir os seus investimentos.