EDP Renováveis: produção cresce 11% em 2025
A energia solar é agora o motor de crescimento
A energia solar é agora o motor de crescimento
Os primeiros dados operacionais de 2025 divulgados pela EDP Renováveis (EDPR) são positivos. A produção de eletricidade cresceu 11%, fruto da subida de 5,6% da capacidade instalada, para 20,4 GW, apesar da realização de 5 operações de rotação de ativos, que deverão estimular os lucros.
A energia solar é agora o motor de crescimento, mas ainda só representa 29% da capacidade e 24% da produção total. Por mercados, a América do Norte, apesar da relutância da administração Trump com as energias renováveis, equivale a 53% da capacidade e 57% da produção do grupo.
E manter-se-á, a par da Europa, um mercado alvo da empresa, dada a elevada procura de energia nos próximos anos motivada pela IA e centros de dados.
Apesar do menor ritmo de crescimento, a EDPR beneficia da melhoria gradual da conjuntura e da sua boa diversificação geográfica (EUA, Europa, América do Sul e Ásia-Pacífico) e tecnológica (eólica, solar e armazenamento em baterias).
Enquanto aguardamos pelos resultados anuais (divulgação a 25/2), mantemos as previsões de lucros por ação de 0,37 euros em 2024 e 0,43 euros em 2027.
Paulatinamente, o setor de energias renováveis vai estabilizando e a EDPR está bem posicionada para beneficiar do seu crescimento futuro, mas a um ritmo inferior ao previsto no pós-pandemia.