Berkshire Hathaway, Iberdrola, Sanofi
Autor: Análise da equipa internacional de analistas da Euroconsumers
A Sanofi adquire a biotecnológica norte-americana Dynavax
Autor: Análise da equipa internacional de analistas da Euroconsumers
A Sanofi adquire a biotecnológica norte-americana Dynavax
Berkshire Hathaway
Manter
A Berkshire Hathaway virou uma página da sua história com a saída do fundador Warren Buffett, a 31 de dezembro. O sucessor, Greg Abel, que assume a liderança da BH, deverá manter uma abordagem disciplinada e rigorosa ao investimento.
Poderá, ainda assim, orientar gradualmente a carteira para um maior peso das tecnológicas, das quais a holding se manteve globalmente afastada, apesar da euforia dos últimos anos.
Com mais de 380 mil milhões de dólares rapidamente mobilizáveis, a BH dispõe de meios para assumir participações e ajustar a carteira de forma célere. A Berkshire Hathaway adquiriu uma participação na Alphabet em novembro passado.
O nível de risco assumido pela nova administração nos investimentos determinará, em parte, a evolução da cotação. No setor tecnológico, a BH já detém participações na Amazon e na Apple. Detém igualmente participações na Coca-Cola, American Express e na Chevron. O nosso conselho não se altera: manter Berkshire Hathaway.
Iberdrola
Manter
Em 2025, a Iberdrola procedeu a uma alteração estratégica, abrandando o crescimento nas energias renováveis, ao reduzir para metade os investimentos previstos, e definiu novos objetivos.
Um deles passa por consolidar as aquisições da Avangrid nos Estados Unidos, da ENW no Reino Unido e da Neoenergia no Brasil. O segundo consiste em posicionar o negócio de redes como pilar central do crescimento nos próximos anos.
Neste enquadramento, a elétrica espanhola irá investir cerca de 14 mil milhões de euros em redes no mercado britânico. Trata-se do maior investimento alguma vez comprometido pela Iberdrola. Esta mudança é particularmente relevante após a Iberdrola ter sido, nos últimos anos, um dos principais promotores de nova capacidade de geração.
A alteração da estratégia da Iberdrola evidencia a necessidade de investir em redes, tanto para garantir o fornecimento como para desenvolver novos negócios, nomeadamente os ligados à IA. Neste domínio, a elétrica espanhola também tem reforçado o seu posicionamento através de alianças com fundos internacionais que irão financiar a construção de centros de dados em toda a Europa.
Sanofi
Comprar
A Sanofi reforça-se no segmento das vacinas ao adquirir a biotecnológica norte-americana Dynavax por 2,2 mil milhões de dólares. A Dynavax já comercializa uma vacina contra a hepatite B (Heplisav-B) e dispõe de vários outros projetos em desenvolvimento, nomeadamente contra a zona.
Trata-se de produtos suscetíveis de complementar a oferta da Sanofi, que já figura entre os líderes nas vacinas. Tal será necessário para restabelecer a confiança dos investidores após 2025 ter sido marcado por resultados dececionantes na investigação.
Entretanto, o recente acordo com a administração Trump proporciona algum alívio. Estimamos que a ação continua atrativa, mas, se já detém a Sanofi em carteira, não reforce a posição