Atenor, Netflix, Shell, Telecom Italia
Autor: Análise da equipa internacional de analistas da Euroconsumers
O caminho está livre para que a oferta da Netflix sobre a Warner Bros avance
Autor: Análise da equipa internacional de analistas da Euroconsumers
O caminho está livre para que a oferta da Netflix sobre a Warner Bros avance
Atenor
Manter
A Atenor prossegue o esforço de redução do endividamento, que diminuiu 120 milhões em 2025, e alienou o imóvel Victor Hugo, em Paris. Esta operação valoriza o edifício de escritórios parisienses com base numa rentabilidade de 4,1%. Em 2021, a Atenor tinha adquirido o imóvel com base numa rentabilidade de 2,5%.
Como reflexo da deterioração do mercado imobiliário, a Atenor terá de reconhecer uma menos-valia significativa de 44 milhões de euros, ainda no exercício de 2025, o que corresponde a 0,72 euros por ação. Estimamos agora que a perda em 2025 seja de, pelo menos, 1,1 euros por ação.
Netflix
Comprar
O conselho de administração da Warner Bros Discovery rejeitou a oferta hostil melhorada da Paramount Skydance. Apesar das novas garantias apresentadas pela Paramount, o financiamento da operação não foi suficiente para tranquilizar o conselho de administração da Warner Bros. Mantém-se, assim, em princípio, o caminho livre para que a oferta da Netflix avance.
A Netflix terá, no entanto, ainda de enfrentar a análise das autoridades da concorrência. Além disso, a proposta permanece condicionada à cisão das atividades de televisão tradicional da Warner Bros, através da criação de uma nova empresa a cotar em bolsa no decurso do terceiro trimestre de 2026. Nessas condições, a operação apenas poderá concretizar-se, no melhor dos cenários, no final do ano.
Entretanto, a Paramount manteve a sua oferta de 30 dólares por ação da Paramount, válida até 21 de janeiro. Importa recordar que as duas propostas não são totalmente comparáveis. A oferta da Paramount, integralmente em numerário, incide sobre a totalidade da Warner Bros.
Já a proposta da Netflix, de 27,5 dólares por ação, dos quais 4,5 dólares em ações da Netflix, exclui as atividades de televisão tradicional, que a Paramount avalia em… 0 dólares (!), ou mesmo abaixo desse nível, tendo em conta o endividamento da divisão.
Shell
Manter
A Shell anunciou perdas na atividade química no quarto trimestre de 2025, após a diminuição da atividade e das margens nos produtos químicos. Em contrapartida, a produção de hidrocarbonetos está em linha com os objetivos anunciados há alguns meses.
A Shell ainda não se pronuncia sobre eventuais compras de ações próprias no primeiro trimestre de 2026, numa conjuntura desafiante para o setor.
Telecom Italia
Manter
2025 terminou com a hipótese de conversão das ações de poupança. 2026 inicia-se com o acordo entre a Tim e a Fastweb+Vodafone para acelerar o desenvolvimento do 5G em Itália.
Em termos práticos, trata-se de um acordo de colaboração, que deverá ser formalizado de forma definitiva até ao segundo trimestre, através do qual os dois grupos repartirão as várias regiões do território italiano. Cada operador atuará de forma autónoma do ponto de vista comercial e tecnológico, podendo, contudo, utilizar, nas áreas abrangidas, as infraestruturas do concorrente.
A vantagem para os operadores é evitar a duplicação de custos e investimentos nas zonas pouco povoadas, onde é difícil alcançar uma rentabilidade satisfatória.
Segundo algumas fontes, a poupança de custos estimada situa-se entre 250 e 300 milhões de euros ao longo de dez anos. Estas perspetivas e a hipótese de conversão das ações de poupança, que permitiria à Telecom Italia reduzir o custo dos dividendos, não surpreende a reação positiva registada pela cotação.
Ainda assim, mesmo aos níveis atuais, o título não parece caro. Pelo contrário, alguns múltiplos, como o rácio entre o enterprise value (valor global da empresa: capital mais dívida) e o resultado operacional, permanecem abaixo da média do setor. O nosso conselho não se altera: manter.