Artigos

Nasdaq quer funcionar 24 horas por dia de segunda a sexta-feira

Wall Street

O novo modelo poderá ser implementado no segundo semestre de 2026

Publicado em: 17 dezembro 2025
Tempo estimado de leitura: ##TIME## min.

Partilhe este artigo

Wall Street

O novo modelo poderá ser implementado no segundo semestre de 2026

A Nasdaq solicitou à Securities and Exchange Commission (SEC), reguladora do mercado de capitais dos EUA, autorização para ampliar o seu horário de funcionamento.  
Num documento enviado à SEC a bolsa pediu permissão para adicionar um novo período de negociação entre 21h e 4h (horário de Nova Iorque), que se somaria ao pré-market e ao after market já existentes. Com isso, a Nasdaq passaria a operar 24 horas por dia, de segunda a sexta-feira, caso a proposta seja aprovada.

Novo modelo de negociação 24/5 

A expectativa da bolsa é implementar esse novo modelo no segundo semestre de 2026. Segundo o presidente da Nasdaq, Tal Cohen, numa declaração de 7 de março de 2025, a iniciativa responde ao forte crescimento da procura internacional por ações americanas e por ETFs indexado a índices da Nasdaq.  

A expectativa é estar pronta para operar no novo horário no terceiro trimestre de 2026, a depender da aprovação da SEC.

Justificativas para o alargamento do tempo de funcionamento 

Além do aumento de procura, Cohen destacou que, nos últimos cinco anos, dezenas de produtos baseados no Nasdaq-100 foram lançados, quase todos fora dos Estados Unidos, além do aumento expressivo da participação estrangeira no mercado acionário americano.

“As participações estrangeiras totais em ações dos EUA atingiram 17 triliões de dólares americanos (numeração anglo-saxónica – escala longa) em junho de 2024, um aumento de 97% desde 2019”, continuou o presidente da Nasdaq. 

Consulte o nosso glossário para perceber a distinção entre numeração anglo-saxónica e numeração latina

Em períodos de tensão financeira ou choques globais, investidores estrangeiros tendem a reagir de forma mais rápida e sincronizada, podendo provocar vendas abruptas e em grande escala.

Isso pode amplificar a volatilidade do mercado americano, gerar pressões adicionais sobre os preços das ações e tornar o sistema mais dependente de fluxos de capital externos, aumentando a vulnerabilidade do mercado dos EUA a eventos que não têm origem na sua economia doméstica. 

Apesar do otimismo, Cohen reconheceu que empresas listadas demonstram cautela em relação à negociação ininterrupta, principalmente por questões de liquidez e pela gestão de eventos corporativos. Por isso, a Nasdaq afirma que irá buscar um equilíbrio entre inovação tecnológica e a preservação da estabilidade do mercado.

Tokenização do mercado  

Além da ampliação do horário, a Nasdaq também tem avançado em outras frentes de modernização. A bolsa já apresentou à SEC pedidos relacionados à tokenização de ativos, sinalizando interesse em usar tecnologia blockchain para representar e negociar instrumentos financeiros de forma mais eficiente. 

O movimento da Nasdaq acompanha uma tendência mais ampla no mercado. A Bolsa de Valores de Nova York (NYSE), por exemplo, já anunciou planos para operar até 22 horas por dia e obteve aprovação inicial da SEC.

Segundo executivos da Nasdaq, como Chuck Mack (vice-presidente sénior de mercados da América do Norte da Nasdaq) a mensagem é clara: investidores globais querem acesso contínuo aos mercados dos EUA, respeitando seus próprios fusos horários, sem abrir mão da segurança e da integridade do sistema financeiro. 

O conteúdo deste artigo pode ser reproduzido para fins não-comerciais com o consentimento expresso da DECO PROteste, com indicação da fonte e ligação para esta página. Ver Termos e Condições.