Airbus, Apple, ING, Stellantis
Autor: Análise da equipa internacional de analistas da Euroconsumers
Lucro líquido e volume de negócios da Airbus sobem
Autor: Análise da equipa internacional de analistas da Euroconsumers
Lucro líquido e volume de negócios da Airbus sobem
Airbus
Manter
O grupo aeroespacial confirmou os objetivos financeiros para 2025, já considerando o impacto das tarifas aduaneiras, após um terceiro trimestre sólido. Entre julho e setembro, o lucro líquido aumentou 14%, para 1,1 mil milhões de euros, e o volume de negócios subiu igualmente 14%, para 17,8 mil milhões de euros.
Apple
Manter
A Apple confirmou o regresso às boas notícias com resultados de 2024/25 (encerrou a 30/09) acima do esperado. O lucro por ação aumentou 10,5% em termos comparáveis, atingindo 7,49 dólares (+12,8% no último trimestre). O primeiro trimestre de 2025/26, período forte das festas de fim de ano, apresenta-se promissor.
Apesar das restrições de aprovisionamento, que continuarão a afetar as vendas do iPhone (50% das receitas), a Apple prevê um crescimento do volume de negócios entre 10% e 12% (+8% no último trimestre), acima das previsões do mercado. A margem bruta deverá situar-se entre 47% e 48% (47,2% há um ano), apesar do impacto estimado de 1400 milhões de dólares das tarifas.
Na China (15% das receitas), onde mantém fortes ambições, a Apple antecipa uma recuperação trimestral após a queda de 4% registada no trimestre anterior. No que respeita à IA, domínio que não parece ser a prioridade atual, o CEO Tim Cook anunciou uma atualização significativa da Siri ao longo do próximo ano.
Revemos em alta as previsões de lucro por ação: 8,3 dólares em 2025/26 e 9,2 dólares em 2026/27. A Apple está otimista para o trimestre em curso, o mais importante do ano.
Embora a cotação esteja atualmente algo elevada, a valorização é justificada pelos sólidos fundamentos da Apple e pelo seu ecossistema que fideliza a base de clientes.
ING
Manter
Apesar da queda de 4,9% no lucro, o ING superou as expectativas no terceiro trimestre. O banco reviu em alta as previsões de receitas para o conjunto do ano, apoiado pelo crescimento dos volumes e pelo aumento superior a 10% das receitas de comissões.
O grupo neerlandês prevê ainda comprar ações próprias no valor de 1,1 mil milhões de euros e distribuir um dividendo de 500 milhões de euros (cerca de 0,16 euro por ação).
Stellantis
Vender
O grupo regressou ao crescimento no terceiro trimestre de 2025, após sete trimestres consecutivos de contração. O volume de negócios aumentou 13%, impulsionado por uma recuperação das entregas na América do Norte (+35%).
Contudo, a dinâmica continua frágil. A quota de mercado na Europa recuou para 15,4% e as margens correntes permanecem comprimidas, esperando-se entre 1% e 3% no segundo semestre.
Além disso, a Stellantis enfrenta custos adicionais ligados ao ajustamento da estratégia e à revisão das garantias, enquanto a concorrência chinesa e a fraqueza do dólar agravam as pressões. Dadas as incertezas e os objetivos financeiros pouco claros, ainda é cedo para validar a ideia de uma recuperação sustentável.