Nvidia ultrapassa a marca inédita de 5000 mil milhões de dólares em capitalização bolsista
Autor: Análise da equipa internacional de analistas da Euroconsumers
A Nvidia alcançou o que nenhuma empresa tinha até agora alcançado
Autor: Análise da equipa internacional de analistas da Euroconsumers
A Nvidia alcançou o que nenhuma empresa tinha até agora alcançado
Inúmeras boas notícias reforçaram esta semana o rally bolsista da Nvidia, líder mundial dos semicondutores que concebe os chips mais avançados do mundo para executar modelos de inteligência artificial.
Por um lado, a Nvidia beneficia da expectativa de um abrandamento das tensões entre os Estados Unidos e a China, onde, por agora, não pode vender os seus chips de última geração, incluindo o modelo Blackwell.
Por outro lado, durante a reunião com os programadores realizada em Washington, a Nvidia anunciou parcerias com várias empresas de referência e a futura construção de cinco supercomputadores para o Departamento de Energia dos Estados Unidos.
O presidente executivo da Nvidia, Jensen Huang, espalhou um pouco da sua magia de inteligência artificial sobre a Nokia com um investimento de mil milhões de dólares em ações.
As ações da empresa finlandesa dispararam mais de 20% na terça-feira, elevando a sua capitalização bolsista em mais de seis mil milhões de euros (sete mil milhões de dólares), após a celebração de uma parceria com o gigante dos chips. No entanto, os benefícios a curto prazo do acordo são, no melhor dos casos, pouco claros para os acionistas da empresa finlandesa.
O acordo com a Nvidia beneficiará uma parte diferente do negócio, com a Nokia a desenvolver redes móveis suportadas por inteligência artificial, utilizando a infraestrutura de computação da empresa norte-americana.
A Nvidia referiu ainda possuir encomendas no valor de 500 mil milhões de dólares para os seus chips avançados de inteligência artificial.
Os sinais mantêm-se positivos para a Nvidia, mas a cotação parece-nos demasiado elevada para uma compra. Pode manter.