GIMV, Intel, Novo Nordisk, Roche
Autor: Análise da equipa internacional de analistas da Euroconsumers
A Intel mantém uma perspetiva otimista.
Autor: Análise da equipa internacional de analistas da Euroconsumers
A Intel mantém uma perspetiva otimista.
GIMV
Comprar
A Gimv anunciou a venda da sua participação na empresa francesa de biotecnologia Imcheck Therapeutics, obtendo uma mais-valia significativa. Há um impacto positivo estimado de cerca de 0,4 euro por ação no valor intrínseco. A conclusão da operação está prevista para o final do primeiro trimestre de 2026.
Em paralelo, a Gimv encontra-se em negociações avançadas para adquirir uma participação superior a 20% na Limburgse Equine Care Group, líder europeia em cuidados veterinários para cavalos (clínicas, veterinários ambulatórios, laboratórios e produtores de rações especializadas).
O investimento envolverá um montante considerável, mas a Gimv dispõe de uma sólida capacidade financeira, reforçada pelo aumento de capital realizado no início do ano e uma “reserva” de várias centenas de milhões de euros.
Intel
Manter
Em plena transformação estratégica, o gigante dos semicondutores apresentou resultados trimestrais acima das previsões, com um aumento do volume de negócios de 3% e o regresso aos lucros. E a margem bruta revela uma nítida melhoria.
A Intel antecipa uma pequena perda no último trimestre, mas mantém uma perspetiva otimista. A procura está a ser superior à oferta e essa tendência deverá prolongar-se em 2026, especialmente nos processadores (CPU) para centros de dados (23% do volume de negócios) devido à modernização das infraestruturas informáticas para expansão da IA.
Embora a Intel tenha perdido quota de mercado significativa para os concorrentes, as perspetivas tornaram-se mais favoráveis após o acordo estratégico celebrado com a Nvidia. Este prevê a colaboração no desenvolvimento das próximas gerações de processadores.
A Nvidia adquiriu 4% do capital da Intel, o grupo japonês SoftBank 2% e o governo norte-americano 9,9%. Um conjunto de boas notícias que nos leva a reduzir o risco associado à Intel para w.
Os resultados do terceiro trimestre superaram as expectativas. Além disso, o acordo com a Nvidia e a entrada no capital do governo norte-americano são apoios de peso para a ambiciosa estratégia, isto é, competir com o líder TSMC na “fundição”.
Novo Nordisk
Manter
A Novo Nordisk vai realizar uma assembleia extraordinária a 14 de novembro para renovar parte do seu conselho de administração, após a demissão de vários membros, incluindo o presidente.
Esta reorganização ocorre num contexto de divergências com o principal acionista, a Fundação Novo Nordisk, que pretende revitalizar a farmacêutica face aos desafios atuais, nomeadamente nos Estados Unidos (perda de quota de mercado e pressão sobre os preços).
Roche
Comprar
A valorização do franco suíço penalizou o terceiro trimestre da Roche. Excluindo os efeitos cambiais, as vendas aumentaram 6%, mas em valores publicados recuaram 1%. A atividade mantém-se dinâmica e a Roche continua bem posicionada para mitigar o impacto das tarifas norte-americanas.
Além disso, a farmacêutica prevê agora um impacto negativo dos biossimilares nos lucros de 2025 de 800 milhões de francos suíços, contra uma estimativa anterior de 1200 milhões.