ACS, BASF, Gilead, H&M
Autor: Análise da equipa internacional de analistas da Euroconsumers

A estratégia da H&M começa a dar frutos
Autor: Análise da equipa internacional de analistas da Euroconsumers
A estratégia da H&M começa a dar frutos
ACS
Manter
A ACS continua a crescer na atividade das infraestruturas especializadas nos Estados Unidos através de novos contratos com a construtora Turner. Em particular, destaca-se o recente complexo hospitalar em Memphis, que se soma à sua carteira de encomendas.
A Turner é atualmente a maior fonte de receitas e lucros da ACS, e os Estados Unidos constituem o maior mercado do construtor espanhol, tanto em vendas como em lucros (cerca de 50 %).
BASF
Manter
A BASF acaba de concluir a venda das atividades de tintas decorativas no Brasil à Sherwin-William e anunciou a alienação de 60% dos “Revestimentos” (divisão Tecnologias de Superfície) ao fundo Carlyle e à Qatar Investment Authority por 5,8 mil milhões de euros. O grupo alemão manterá os restantes 40%. A operação deverá ser finalizada no segundo trimestre de 2026.
A BASF prossegue assim o processo de transformação iniciado há um ano e o recentramento nas atividades Química, Materiais, Soluções Industriais e Nutrição & Cuidados.
No entanto, quer manter a atividade de “Catalisadores e Soluções Metálicas”, que também pertence à divisão de “Tecnologias de Superfície”. Este processo decorre num contexto de incertezas económicas e das tarifas nos EUA, que pressionam os resultados da BASF.
O grupo reduziu as perspetivas para 2025 após um segundo trimestre em que o resultado operacional (excluindo itens extraordinários) caiu 16,4%. Ainda assim, estima atingir um EBITDA ajustado entre 10 e 12 mil milhões de euros em 2028 (7,8 em 2024).
A BASF prossegue a sua transformação. O produto das alienações servirá, em parte, para financiar o programa de compra de ações próprias de 4 mil milhões de euros em 2027-28. Os desafios enfrentados pela atividade tornam a ação pouco atrativa.
Gilead
Manter
A Gilead beneficia da resolução de litígios com vários fabricantes de genéricos sobre o Biktarvy. Assim, nenhuma versão genérica deste tratamento contra o VIH será comercializada nos Estados Unidos antes de 1 de abril de 2036. Uma excelente notícia para a Gilead, dado que o Biktarvy cresceu 9% no segundo trimestre e representou 50% do volume de negócios total.
H&M
Manter
No terceiro trimestre, a H&M registou um crescimento de 2% nas vendas em moeda local, apesar de uma redução de 4% no número de lojas face ao mesmo período de 2024.
Os stocks diminuíram 9%, refletindo uma gestão de inventário mais eficiente. A margem operacional situou-se em 7,1% (face a 7,4%), e o lucro líquido por ação foi de 4,86 coroas suecas (5,34 em 2024/25).
A estratégia da H&M começa a dar frutos. As novas coleções foram bem recebidas, os custos caíram 5%, a entrada no Brasil foi concretizada e estão previstas aberturas no Venezuela e no Paraguai. Mantemos as estimativas.