Zoetis: resultados sólidos e perspetivas positivas na saúde animal
Autor: Análise da equipa internacional de analistas da Euroconsumers

A Zoetis tem crescido estruturalmente no mercado de animais de companhia
Autor: Análise da equipa internacional de analistas da Euroconsumers
A Zoetis tem crescido estruturalmente no mercado de animais de companhia
Sim. A Zoetis beneficia do crescimento estrutural do mercado de animais de companhia, da sua forte capacidade de inovação e de uma posição estratégica consolidada. Apesar da concorrência acrescida, a valorização em bolsa é atrativa e o rácio cotação/lucro está abaixo da média histórica.
A Zoetis resultou da separação da divisão de saúde animal da farmacêutica norte-americana Pfizer em 2013. A Zoetis comercializa medicamentos (infeções, dermatologia, analgésicos), antiparasitas, vacinas, diagnósticos e equipamentos médicos para animais de companhia (68% das vendas em 2024) e para a pecuária.
A atividade incide sobre oito espécies principais: bovinos, aves, suínos, ovinos, peixes, equinos, cães e gatos.
Em 2024, a Zoetis registou um volume de negócios de 9,3 mil milhões de dólares (55% nos Estados Unidos) e um lucro líquido de 2,5 mil milhões de dólares.
Os produtos destinados a animais de estimação representam o principal negócio da Zoetis. É uma atividade em crescimento e menos volátil.
Após rever em alta as previsões de vendas e de lucro por ação no primeiro trimestre, a Zoetis voltou a superar as expectativas no segundo trimestre. O volume de negócios aumentou 8% (excluindo efeitos cambiais e de perímetro) e o lucro por ação cresceu 13%.
Este desempenho foi impulsionado pelo negócio de animais de companhia (em particular cães e gatos), cujas vendas subiram 8%. Destaque para os produtos como o Simparica Trio e os anticorpos monoclonais para a dor associada à artrose (Librela para cães e Solensia para gatos) sustentaram a evolução positiva.
Em suma, após um primeiro semestre sólido, a administração da Zoetis tornou-se ligeiramente mais otimista para 2025.
O grupo prevê agora vendas entre 9,45 e 9,6 mil milhões de dólares (antes estimava 9,425 a 9,575) e um lucro por ação entre 5,9 e 6 dólares (antes entre 5,85 e 5,95).
Os motivos para investir na Zoetis são vários:
– a médio e longo prazo, as perspetivas do setor da saúde animal mantêm-se positivas. O número de animais de companhia continua a crescer
– ao mesmo tempo, os donos tratam os animais de estimação cada vez mais como membros da família. Consequentemente, não hesitam em pagar pelos tratamentos necessários ao bem-estar dos animais mesmo em situações económicas mais desafiantes. Assim, o negócio da Zoetis fica menos exposto aos ciclos económicos e os resultados são mais estáveis;
- posição estratégica sólida suportada pela capacidade de inovação. Nos últimos dez anos, a Zoetis lançou 17 produtos com vendas superiores a 100 milhões de dólares, o que reforça a sua competitividade;
– nota menos favorável para a concorrência acrescida, nomeadamente da Merck e da Elanco, e que poderá limitar o crescimento da Zoetis nos próximos anos.
Face aos fundamentais, a ação, apresenta uma valorização interessante em bolsa. O rácio cotação/lucro para 2026 está em apenas entre 23 e 24, bastante abaixo da sua média histórica de 39.
Além disso, a Zoetis está a aproveitar a atual debilidade da cotação para comprar ações próprias a níveis vantajosos, reforçando assim o lucro por ação. Recomendamos a compra da Zoetis numa ótica de longo prazo.