REN: lucro semestral supera previsões

O processo de transição energética cria oportunidades de negócio à REN
O processo de transição energética cria oportunidades de negócio à REN
O lucro do primeiro semestre de 0,10 euros por ação obtido pela REN, gestora das redes de energia em Portugal, superou as previsões e representa um aumento de 35,2% face a igual período de 2024. Na base desta subida estão efeitos fiscais positivos e a melhoria de 18,8% dos resultados financeiros, em virtude da queda da dívida líquida (-10,5%) e do seu custo médio (de 2,7% para 2,6%).
A nível operacional, o volume de negócios cresceu 4,5%, apesar da ligeira redução da remuneração total dos ativos regulados, e o EBITDA (-0,5%) recuou ligeiramente devido à subida dos custos operacionais, nomeadamente custos de manutenção, de eletricidade e aumento do número de trabalhadores, em linha com o acréscimo da atividade.
O investimento aumentou 10,8%, estimulado sobretudo por novos projetos no segmento de eletricidade.
O atual processo de transição energética cria algumas oportunidades de negócio à REN, devido à necessidade de ligação de novos pontos de produção à rede. Porém, o ponto forte do título continua a ser a boa estabilidade e previsibilidade dos resultados e uma remuneração acionista elevada.
Subimos as estimativas de lucros por ação de 0,19 para 0,21 euros em 2025 e 2026.
Os resultados semestrais foram bons e a cotação negoceia em máximos de há muitos anos. A REN continua a ser um bom título para ter em carteira, compre.