Investir nas 5 maiores ações da zona euro
Autor: Análise da equipa internacional de analistas da Euroconsumers
A economia europeia tem um ritmo de crescimento fraco
Autor: Análise da equipa internacional de analistas da Euroconsumers
A economia europeia tem um ritmo de crescimento fraco
Apesar do crescimento estruturalmente fraco da economia europeia e da limitada presença de setores tecnológicos, algumas ações oferecem boas oportunidades de compra como a ASML e Schneider.
A economia europeia apresenta um ritmo de crescimento estruturalmente fraco comparado com outras regiões do globo, nomeadamente os Estados Unidos e China, com quem concorre diretamente.
Os setores mais dinâmicos em bolsa, como o tecnológico, também têm pouca presença nas bolsas da zona euro. Não obstante, há sempre oportunidades de compra. Descubra se as 5 principais ações do índice Euro Stoxx 50 são interessantes.
Veja quais ações do Euro Stoxx 50 merecem conselho de compra ou manter e quais deve evitar devido à valorização elevada.
SAP
Manter
A SAP é uma empresa financeiramente sólida com fundamentos robustos (oferta, gestão…). Porém, a valorização em bolsa parece-nos demasiado elevada para recomendarmos a compra.
Com um rácio cotação/lucro esperado de 39, mantenha apenas se já tiver em carteira. Esta ação não está atualmente incluída na nossa seleção.
ASMLA cotação da empresa neerlandesa, especialista em equipamentos para fabrico de semicondutores atravessa dificuldades. Bem implantada num mercado dinâmico, ASML não alcança a elevada expectativa de crescimento dos investidores.
Além das tarifas à entrada no mercado americano, os Estados Unidos limitam exportações das máquinas mais avançadas e rentáveis para a China.
Indiscutível é que a ASML detém uma situação de quase monopólio nos seus setores de ponta, permitindo manter vantagem sobre concorrentes. A ação está em níveis que justificam a compra.
SiemensA Siemens, conglomerado industrial alemão, regista uma valorização de 24% desde o início do ano. O grupo beneficia do dinamismo dos centros de dados e do crescimento em segmentos industriais, como energia. Estas atividades compensam o menor dinamismo nos setores de automação. A ação está demasiado valorizada para comprar. Esta ação não faz parte da nossa seleção.
Allianz
Manter
A cotação da seguradora alemã Allianz valorizou 25% desde o início do ano graças aos bons resultados e à elevada rentabilidade. O grupo apresenta perfil diversificado nos seguros de crédito, seguros de património e gestão de ativos.
A Allianz apresentou resultados semestrais sólidos e está em boa posição para atingir os seus objetivos financeiros. Apesar de não ser cara, a ação Allianz está mais valorizada em bolsa do que a Axa, a nossa preferida no setor segurador. A Allianz pode ser uma boa alternativa, mas não é atualmente acompanhada na nossa seleção de ações.
Schneider
Comprar
A empresa francesa de equipamentos industriais confirmou previsões anuais. Mas a cotação apresenta uma queda próxima de 10% em 2025 porque os investidores esperavam mais. A Schneider beneficia dos investimentos em datacenters e equipamentos para poupança de energia.
Os setores de automatismos mostraram-se menos dinâmicos e a margem sofre com a subida das matérias-primas. A Schneider mantém boa posição para beneficiar do forte crescimento esperado dos seus mercados, como os datacenters.
Os fundos e ETF dedicados à globalidade dos mercados europeus não estão incluídos nas nossas estratégias de carteira. Há outras bolsas que consideramos terem maior potencial.
Contudo, se quiser uma maior exposição às bolsas da zona euro dispõe de bastantes produtos com boa classificação. Existem ETF sobretudo dedicados aos índices Euro Stoxx 50 e MSCI EMU.